Acessibilidade / Reportar erro

Propriedades de medida e de aplicabilidade de testes clínicos para avaliação do levantar/sentar em cadeira em indivíduos com doença neurológica: revisão sistemática da literatura

CONTEXTUALIZAÇÃO:

Indivíduos acometidos por doença neurológica (DN) comumente apresentam limitação no desempenho do levantar/sentar em cadeira, com consequente redução do nível de mobilidade.

OBJETIVO:

Determinar as propriedades de medida/aplicabilidade de testes clínicos que avaliam o levantar/sentar em cadeira em indivíduos com DN.

MÉTODO:

Trata-se de revisão sistemática da literatura, seguindo o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses). As bases de dados (MEDLINE/SCIELO/LILACS/PEDro) foram pesquisadas pela combinação de termos referentes aos testes e propriedades. Os critérios de inclusão foram: investigar propriedade de medida/aplicabilidade de testes clínicos que avaliem o levantar/sentar em cadeira em indivíduos com DN, publicado em qualquer idioma até dezembro/2012; qualidade metodológica avaliada pelo COSMIN.

RESULTADOS:

Foram incluídos onze estudos. Grande parte das propriedades investigadas foi para o "teste de cinco repetições de levantar/sentar", que apresentou principalmente boa confiabilidade teste-reteste (coeficiente de correlação intraclasse: CCI=0,94-0,99) para acidente vascular encefálico (AVE), paralisia cerebral e demência e, para esse último, obteve valores de CCI superiores aos do "teste de número de repetições de levantar/sentar em 30s" (CCI=0,84). O teste de cinco repetições apresentou ainda boa confiabilidade inter/intraexaminador (CCI=0,97-0,99) para AVE e inter (CCI=0,99) para Doença de Parkinson e lesão medular incompleta (LMI), validade de critério para AVE, paralisia cerebral, LMI e esclerose múltipla, com resultados predominantemente moderados (correlação=0,4-0,77), e boa aplicabilidade clínica/segurança para Doença de Alzheimer.

CONCLUSÕES:

O "teste de cinco repetições de levantar/sentar" foi o mais utilizado em indivíduos com DN e boa parte das suas propriedades foi investigada e considerada adequada.

reabilitação; doenças do sistema nervoso; movimento; reprodutibilidade dos testes; protocolos clínicos; revisão


Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Rod. Washington Luís, Km 235, Caixa Postal 676, CEP 13565-905 - São Carlos, SP - Brasil, Tel./Fax: 55 16 3351 8755 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: contato@rbf-bjpt.org.br