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Criação de questionário para detecção de comportamentos atípicos em bebês

INTRODUÇÃO: Os transtornos regulatórios (TR) se manifestam por alterações sensoriomotoras, de sono, alimentação e adaptação nos primeiros três anos de vida, que parecem sinalizar problemas futuros no desenvolvimento da criança. Há evidências de que os TR estão relacionados a problemas de atenção, aprendizagem e comportamento observados na idade escolar, sendo importante investir em recursos que viabilizem a sua detecção precoce. O objetivo deste estudo é descrever o processo de criação de um questionário para detecção de comportamentos atípicos, sugestivos de TR, em bebês de 6 a 12 meses. MÉTODOS: O instrumento foi desenvolvido em duas etapas, (a) de planejamento e construção do teste e (b) de exame da validade de conteúdo por meio de painel de experts, com pesquisadores e profissionais de reconhecida experiência na área. RESULTADOS: Os dados indicam que o tema é relevante e que os itens do questionário, de acordo com a pontuação do painel, são fáceis de serem observados (96,8%); estão redigidos com clareza (94,5%); avaliam aspectos importantes do comportamento (89,6%) e têm potencial para discriminar comportamentos atípicos em bebês de 6 a 12 meses (85,4%). CONCLUSÃO: A partir desse estudo os itens foram revisados, resultando em um questionário com 50 itens que será aplicado experimentalmente em trabalhos futuros. Espera-se que o questionário venha a ser útil na detecção precoce de problemas que afetam grande número de crianças.

desenvolvimento infantil; comportamento infantil; transtornos regulatórios; validade de conteúdo


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