Acessibilidade / Reportar erro

Percepções de idosos sobre envelhecimento e violência nas relações intrafamiliares

Resumo

Objetivo:

Conhecer as diferentes percepções do processo de envelhecimento e da violência nas relações intrafamiliares de idosos participantes de um grupo de serviço e convivência.

Método:

Pesquisa exploratória e descritiva, de cunho qualitativo, realizada por meio de um questionário sociodemográfico e de uma entrevista semiestruturada, com sete idosos participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O que emergiu das falas sofreu análise temática de conteúdo.

Resultados:

A extração em unidades temáticas permitiu a elaboração de duas categorias que se entrelaçam: Autopercepção do processo do envelhecimento intrafamiliar e Violência no olhar dos idosos.

Conclusão:

Os idosos relataram que a família é responsável pelo exercício do cuidado, da valorização e da compreensão da pessoa idosa e que o processo de envelhecer traz novas possiblidades de convivência, mas vem acompanhado de fragilidades e limitações. Indicaram, também, práticas sutis de violência psicológica, financeira e de abandono, tornando-os impotentes, envergonhados e temerosos para tomar iniciativas eficazes, com a finalidade de restabelecer relacionamentos familiares cordiais, éticos e harmoniosos.

Palavras-chave:
Envelhecimento; Violência; Família; Saúde do Idoso.

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com