Acessibilidade / Reportar erro

Satisfação de idosos octogenários com os serviços de Atenção Primária à Saúde

Resumo

Objetivo:

Analisar a satisfação de idosos octogenários com os serviços de Atenção Primária à Saúde.

Método:

Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 30 idosos usuários da Estratégia Saúde da Família, selecionados por amostra não probabilística. Os dados foram coletados em domicílio, através dos seguintes questionários: Mini-exame do estado mental, questionário sociodemográfico, condições de saúde e acesso aos serviços e questionário de Satisfação com os Cuidados Primários de Saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

A análise da satisfação evidenciou que os idosos octogenários estão satisfeitos quanto à atenção (X´=6,0;±1,5) e ao interesse que os agentes comunitários dispendem a eles (X´=5,9;±1,6) e a disponibilidade do Enfermeiro para lhes tratar (X´=5,9;±1,1). Os aspectos relacionados ao tempo de espera pelo atendimento dos Enfermeiros (X´=4,6;±1,6) e Médicos (X´=4,9;±1,6), instalações para deficientes (X´=4,6;±1,4) e percepção de que a unidade está próxima de uma unidade de saúde perfeita (X´=4,6;±1,8).

Conclusão:

os achados evidenciaram boa avaliação dos serviços e refletem a importância de se considerar a perspectiva dos usuários octogenários no planejamento das ações em saúde, já que a avaliação da qualidade desses serviços é capaz de instituir mudanças e direcionar as ações de forma a fazer sentido às realidades de vida dos usuários com maiores chances de efetividade, em especial direcionadas a população idosa octogenária.

Palavras-chave:
Idoso de 80 anos ou mais; Satisfação do Paciente; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com