Resumo
Objetivo:
Analisar a satisfação de idosos octogenários com os serviços de Atenção Primária à Saúde.
Método:
Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 30 idosos usuários da Estratégia Saúde da Família, selecionados por amostra não probabilística. Os dados foram coletados em domicílio, através dos seguintes questionários: Mini-exame do estado mental, questionário sociodemográfico, condições de saúde e acesso aos serviços e questionário de Satisfação com os Cuidados Primários de Saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.
Resultados:
A análise da satisfação evidenciou que os idosos octogenários estão satisfeitos quanto à atenção () e ao interesse que os agentes comunitários dispendem a eles () e a disponibilidade do Enfermeiro para lhes tratar (). Os aspectos relacionados ao tempo de espera pelo atendimento dos Enfermeiros () e Médicos (), instalações para deficientes () e percepção de que a unidade está próxima de uma unidade de saúde perfeita ().
Conclusão:
os achados evidenciaram boa avaliação dos serviços e refletem a importância de se considerar a perspectiva dos usuários octogenários no planejamento das ações em saúde, já que a avaliação da qualidade desses serviços é capaz de instituir mudanças e direcionar as ações de forma a fazer sentido às realidades de vida dos usuários com maiores chances de efetividade, em especial direcionadas a população idosa octogenária.
Palavras-chave:
Idoso de 80 anos ou mais; Satisfação do Paciente; Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde