OBJETIVO:
Avaliar a validade cruzada da equação de Deurenberg et al.
MÉTODOS:
Estudo transversal descritivo, no qual 25 mulheres (59,04±7,2anos) foram selecionadas aleatoriamente de uma população de 186 mulheres com idade a partir de 50 anos, envolvidas em programas de atividade física de lazer em Maceió-AL. O método de referência utilizado foi a absortometria radiológica de dupla energia (DXA). O percentual de gordura corporal foi estimado pela equação de Deurenberg et al., que utiliza como variáveis independentes: índice de massa corporal, idade e sexo. O teste t foi utilizado para comparar as médias; o coeficiente de correlação intraclasse (CCI) para determinar a correlação e gráficos de Bland & Altman para avaliar a concordância.
RESULTADOS:
Nenhuma diferença significativa foi observada entre os dois métodos (p=0,358), além de um elevado CCI (0,84;p<0,05). O erro constante indicou que o percentual de gordura encontrado pela equação subestima ligeiramente (1,1%) o valor obtido pela DXA. Um erro padrão da estimativa de 6,1% foi observado e a distribuição dos resíduos individuais dos gráficos de Bland & Altman mostrou limites de concordância (95%), variando entre 12,88 e -10,67%.
CONCLUSÃO:
A equação proposta por Deurenberg et al. é válida para estimar o percentual de gordura em mulheres com características semelhantes à amostra do presente estudo.
Antropometria; Obesidade; Envelhecimento; Composição Corporal