Resumo
Objetivo:
Analisar o ensino da odontogeriatria sob a perspectiva das Diretrizes/Normas Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de graduação em odontologia em países da América do Sul.
Método:
Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. O universo do estudo abrangeu os cursos de odontologia de universidades públicas de cinco países da América do Sul, os quais incluíam a disciplina de odontogeriatria em sua matriz curricular. Participaram 20 docentes que ministram a disciplina, selecionados intencionalmente. Foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas, gravadas em meio digital e analisadas por meio da técnica de Análise Temática, com o auxílio do software Atlas-Ti®, à luz das DCN vigentes nos países.
Resultados:
As DCN dos cursos de odontologia dos cinco países estudados apresentam similitudes com relação às normas que direcionam a formação do futuro cirurgião-dentista. Foram identificadas três categorias de análise: Perfil do formando egresso/profissional, Desenvolvimento de competências e Ensino-aprendizagem em odontogeriatria para a formação do aluno de graduação em odontologia.
Conclusões:
O ensino da odontogeriatria tem procurado estabelecer uma ligação com as orientações das DCN. Entretanto, somente a inserção da disciplina de odontogeriatria na matriz curricular dos cursos de graduação não é suficiente para promover um processo de ensino-aprendizagem que permita ao aluno desenvolver competências para uma melhor atenção à saúde bucal dos idosos.
Palavras-chave:
Odontologia Geriátrica; Ensino; Currículo; Envelhecimento; Idoso