Acessibilidade / Reportar erro

O ensino da odontogeriatria e as diretrizes curriculares nos cursos de graduação em odontologia em países da América do Sul

Resumo

Objetivo:

Analisar o ensino da odontogeriatria sob a perspectiva das Diretrizes/Normas Curriculares Nacionais (DCN) para cursos de graduação em odontologia em países da América do Sul.

Método:

Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. O universo do estudo abrangeu os cursos de odontologia de universidades públicas de cinco países da América do Sul, os quais incluíam a disciplina de odontogeriatria em sua matriz curricular. Participaram 20 docentes que ministram a disciplina, selecionados intencionalmente. Foram realizadas entrevistas abertas semiestruturadas, gravadas em meio digital e analisadas por meio da técnica de Análise Temática, com o auxílio do software Atlas-Ti®, à luz das DCN vigentes nos países.

Resultados:

As DCN dos cursos de odontologia dos cinco países estudados apresentam similitudes com relação às normas que direcionam a formação do futuro cirurgião-dentista. Foram identificadas três categorias de análise: Perfil do formando egresso/profissional, Desenvolvimento de competências e Ensino-aprendizagem em odontogeriatria para a formação do aluno de graduação em odontologia.

Conclusões:

O ensino da odontogeriatria tem procurado estabelecer uma ligação com as orientações das DCN. Entretanto, somente a inserção da disciplina de odontogeriatria na matriz curricular dos cursos de graduação não é suficiente para promover um processo de ensino-aprendizagem que permita ao aluno desenvolver competências para uma melhor atenção à saúde bucal dos idosos.

Palavras-chave:
Odontologia Geriátrica; Ensino; Currículo; Envelhecimento; Idoso

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com