Acessibilidade / Reportar erro

Intergeracionalidade e promoção da saúde: reflexões e desafios na atenção à pessoa idosa

Resumo

Objetivo

Discutir sobre a promoção da saúde da pessoa idosa por meio da intergeracionalidade, com ênfase na educação intergeracional nos Programas Intergeracionais, como uma proposta de educação para o protagonismo da pessoa idosa e o envelhecimento bem-sucedido.

Método

Ensaio teórico, de cunho reflexivo com abordagem qualitativa. Embasando-se na leitura de documentos que reforçam o aumento da longevidade e a preocupação com a promoção da saúde para a pessoa idosa no Brasil, a fim de refletir sobre a intergeracionalidade na promoção da saúde e a utilização da educação intergeracional para promover o envelhecimento bem-sucedido, por meio dos Programas Intergeracionais.

Resultados

Organizaram-se em três tópicos: Promoção da saúde da pessoa idosa: desafios para o seu protagonismo; Compreensão sobre envelhecimento para a aprendizagem intergeracional; Programa intergeracional: protagonismo para a promoção da saúde da pessoa idosa.

Conclusão

Experiências exitosas na saúde, especificamente nos espaços ocupados pela Atenção Primária à Saúde ainda se mostram restritas ou pouco visualizadas para a construção de uma educação transformadora para a promoção da saúde da pessoa idosa. O desafio é fomentar pesquisas científicas, para que os profissionais, a partir da educação permanente, possam potencializar os momentos de educação em saúde a partir da educação intergeracional, sendo assim, a construção e implementação de Programas Intergeracionais podem representar essa possibilidade.

Palavras-Chave:
Envelhecimento; Pessoa Idosa; Relação entre gerações; Promoção da Saúde

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com