Acessibilidade / Reportar erro

Redes de pequenas empresas e estratégias de consolidação: evidências do contexto brasileiro

Resumo

Objetivo:

O presente estudo teve como objetivo a análise das estratégias adotadas por redes de pequenas empresas (small-firm networks, SFNs) para chegar à consolidação.

Metodologia:

Este estudo foi conduzido em duas etapas a partir de uma abordagem qualitativa. A primeira teve o objetivo de identificar SFNs consolidadas na região sul do Brasil. A segunda consistiu na análise de três estudos de caso a fim de investigar que estratégias elas adotaram para chegar à consolidação.

Resultados:

Os resultados mostram quatro estratégias implantadas pelas SFN para acelerar a consolidação: adoção de uma organização administrativa para a rede; contratação de gestores profissionais; portfólio de serviços que auxiliam os integrantes da rede, e cooperação e fusão de SFNs.

Contribuições:

A análise das três SFNs consolidadas trouxe um melhor entendimento do processo de desenvolvimento das redes e das estratégias adotadas para seu progresso.

Palavras-chave:
Cooperação interorganizacional; redes de pequenas empresas; cooperação; estratégia

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br