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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 24, Número: 3, Publicado: 2022
  • Relações Triádicas de Atribuição entre Usuário Final, Especificador e Vendedor: Evidências de Varejistas de Materiais de Construção Artigo

    Palomino-Tamayo, Walter; Wakabayashi Muroya, Jose Luis; Bullemore Campbell, Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este estudo propõe avaliar os atributos do produto em uma tríade incomum de atores: usuários finais, vendedores e especificadores. Examinar as diferenças nas percepções de uma avaliação de atributo de produto entre essas tríades de atores pode influenciar decisões estratégicas de marketing para produtos funcionais e estéticos em um grande mercado varejista de materiais de construção, pouco estudado na literatura de varejo. Referencial teórico O estudo utiliza a abordagem da teoria da atribuição e fornece uma nova perspectiva para explicar as diferenças na avaliação dos atributos nesta tríade (usuário final-especificador-vendedor). Metodologia As hipóteses são testadas em estudos de dois países para categorias de materiais de construção funcionais e estéticos. A avaliação dos atributos foi realizada pelo método de classificação e contagem de Borda. Usamos ANOVA (LDA), análise discriminante linear e as distâncias quadradas de Mahalanobis (MSD) para as estimativas. Resultados As hipóteses testadas confirmaram a diferença na avaliação dos atributos entre usuários finais, vendedores e especificadores para produtos funcionais; no entanto, como hipotetizamos, nenhuma diferença foi encontrada para produtos estéticos. Implicações práticas e sociais da pesquisa Nossa discussão ajudará os profissionais de varejo a evitar o viés na estratégia de marketing; no desenvolvimento de novos produtos, as empresas de manufatura devem considerar as diferenças entre os atores, especialmente no desenvolvimento colaborativo de produtos. Contribuições Este estudo contribui para a literatura usando uma abordagem da teoria da atribuição e fornece uma nova perspectiva para explicar as diferenças na avaliação dos atributos nesta tríade (usuário final-especificador-vendedor). Fornecemos insights sobre a alocação de causas e responsabilidade na seleção dos atributos do produto.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This study proposes to evaluate product attributes in an unusual triad of actors: end-users, vendors, and specifiers. The differences in perceptions of product attributes between these triadic actors can bias strategic marketing decisions for functional and aesthetic products in a building supply retailer, which is understudied in the retail literature. Theoretical framework The study uses the attribution theory approach and provides a new perspective to explain differences in attribute evaluations in this triad (end user-specifier-vendor). Design/methodology/approach The hypotheses are tested in two countries' functional and aesthetic building material categories. Attribute evaluations were performed using the ranking method and Borda count. We used ANOVA, linear discriminant analysis (LDA), and the Mahalanobis squared distance (MSD) for the estimations. Findings The hypothesis tests confirmed the difference in attribute evaluations between end-users, vendors, and specifiers for functional products; however, as we hypothesized, no difference was found for aesthetic products. Practical & social implications of research Our discussion will help retail practitioners avoid bias in marketing strategy. In the development of new products, manufacturing companies should consider differences between actors, especially in collaborative product developments. Originality/value This study contributes to the literature by using an attribution theory approach and provides a new perspective to explain differences in attribute evaluations in this triad (end-user-specifier-vendor). We provide insights into allocating causes and responsibility in product attribute selection.
  • Festivais de música ao vivo e online na era da COVID-19: análise de diferenças motivacionais e percepções de valor Artigo

    Perez-Monteagudo, Ainara; Curras-Perez, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Esta pesquisa tem três objetivos: identificar se existem diferenças motivacionais entre participar de festivais de música ao vivo e online, saber se essas motivações variam de acordo com as características sociodemográficas dos participantes e analisar a cadeia valor percebido-satisfação-intenções comportamentais em ambos os festivais. Referencial teórico Baseamos nossa pesquisa na teoria dos fatores push e pull das motivações. Analisamos fatores motivacionais push para participar de festivais de música ao vivo e online. Os fatores push são benefícios psicológicos que os indivíduos percebem que vão ganhar ao participar de eventos, como entretenimento, socialização e fuga. Metodologia Realizamos um estudo quantitativo com 137 espanhóis que participaram de pelo menos um festival de música ao vivo e um festival online em 2020, durante a pandemia de COVID-19. Resultados Primeiro, descobrimos que música e socialização são motivações comuns em ambos os festivais, mas fuga e novidade aparecem apenas para festivais ao vivo, e emoção/entretenimento apenas para festivais online. Segundo, os resultados confirmaram que não só existem diferenças motivacionais com base em variáveis demográficas dos participantes, mas também existem diferenças com base em variáveis como tipo de ingresso adquirido e companhia. Terceiro, este trabalho mostra que a relação valor percebido-satisfação é mais forte em festivais online do que em festivais ao vivo. Implicações práticas e sociais da pesquisa Nossos resultados permitem uma melhor compreensão dos festivais online, o que é fundamental para a implementação de estratégias que garantam seu sucesso futuro. Contribuições Analisamos as diferenças motivacionais entre participar de festivais de música ao vivo e online. Além disso, comparamos a cadeia valor percebido-satisfação-intenções comportamentais em ambos os tipos de festival.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This research has three objectives: to identify whether there are motivational differences between attending live and online music festivals, to know whether these motivations vary according to the sociodemographic characteristics of the attendees, and to analyse the perceived value-satisfaction-behavioural intention chain for both types of festivals. Theoretical framework We base our research on push and pull factor theory of motivations. We analyse push motivational factors behind participation in live and online music festivals. Push factors are psychological benefits that individuals perceive they will gain from attending events, such as entertainment, socialization and escape. Design/methodology/approach We performed a quantitative study with 137 Spanish people who attended at least one live music festival and one online festival in 2020, during the COVID-19 pandemic. Findings First, we found that the music and socialization are common motivations in both types of festivals, but escape and novelty appear only for live festivals, and excitement/entertainment only for online festivals. Second, the results confirmed that not only are there motivational differences based on demographic variables of the attendees, but there are also differences based on variables such as type of entry ticket purchased and companions. Third, this work shows that the perceived value-satisfaction relationship is stronger for online festivals than live festivals. Practical & social implications of research Our results permit a better understanding of online festivals, which is vital for implementing strategies to ensure their future success. Originality/value We analyse motivational differences between attending live and online music festivals, and we compare the perceived value-satisfaction-behavioural intention chain for both types of festivals.
  • Avaliadores Online: Ética da Convicção versus Ética da Responsabilidade na Construção de Avaliações Artigo

    Cruz, Breno de Paula Andrade; Baptista, Vinicius Ferreira; Dutt-Ross, Steven; Pimenta, Sergio

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Neste estudo buscamos compreender quais tipos de avaliadores constroem suas avaliações com base na ética da convicção e quais constroem com base na ética da responsabilidade. Referencial teórico Os conceitos de esfera pública de Habermas (1991) e ética da convicção e ética da responsabilidade de Weber (1978; 2004) são utilizados para comprender a responsabilidade pública de avaliações online para tipos de avaliadores que produzem que produzem avaliações (reais ou falsas). Metodologia Uma análise de cluster com 6.344 avaliações identificou quatro grupos de avaliadores (especuladores, pseudoexperts, críticos amadores e real experts). Uma matriz de correlação de Spearman é utilizada para verificar correlação entre algumas variáveis e esses grupos. Por meio da técnica de análise quantitativa de textos, bigramas (associações de palavras) foram identificados. Resultados (i) Especuladores e pseudoexperts tendem a apresentar apenas uma nota, exercendo o ato de avaliar em clara ética da convicção; e (ii) críticos amadores e real experts associam a responsabilidade e experimentação na dinâmica da tradução da experiência gastronômica, evidenciando ênfase na ética da responsabilidade. Implicações práticas e sociais da pesquisa Se o estudo de Cruz et al. (2021) apresentou os tipos de avaliadores online, os caracterizamos ao compreendermos (i) se atuam com base na ética da convicção ou ética da responsabilidade e (ii) a forma e o conteúdo das fake online reviews. Contribuições Discute a responsabilidade pública de avaliações online −principalmente de pessoas que performaram como comensais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose In this study, we seek to understand which types of evaluators build their evaluations based on the ethics of conviction and which ones build them based on the ethics of responsibility. Theoretical framework The concepts of the public sphere from Habermas (1991) and ethics of conviction and ethics of responsibility from Weber (1978; 2004) are used to understand the public responsibility of online evaluations by the types of evaluators who produce them (whether real or false). Design/methodology/approach A cluster analysis with 6,344 evaluations identified four groups of evaluators (speculators, pseudo experts, amateur critics, and real experts). A Spearman correlation matrix is ​​used to verify the correlation between some variables and these groups. Using the quantitative text analysis technique, bigrams (word associations) were identified. Findings (i) Speculators and pseudo experts tend to present only one score, exercising the act of evaluating using clear ethics of conviction; and (ii) amateurs critics and real experts associate responsibility and experience in the dynamics of translating the gastronomic experience, emphasizing the ethics of responsibility. Practical & social implications of research As the study by Cruz et al. (2021) presented the types of online evaluators, we characterized them by understanding (i) whether they act based on the ethics of conviction or ethics of responsibility and (ii) the form and content of fake online reviews. Originality/value We discuss the public responsibility of online reviews – particularly of people who acted as diners.
  • Preferências Heterogêneas dos Investidores por Produtos Financeiros Estruturados na China: o Impacto de Características Demográficas Artigo

    Han, Xiyan; Liu, Wei

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Os produtos financeiros estruturados (SPs) tornaram-se muito populares entre os investidores de varejo nos últimos anos. A preferência dos investidores desempenha um papel crítico para investir em SPs. O objetivo deste estudo é entender o comportamento de investimento nos SPs investigando as preferências heterogêneas dos investidores chineses para a escolha de WMPs com determinados atributos. Referencial teórico Os investidores com diferentes características demográficas apresentam diferentes preferências em seus investimentos em SPs. Metodologia Empregamos o método de experimentos de escolha (CE) e examinamos a heterogeneidade de preferência usando os modelos logit multinomial (MNL) e logit misto (MXL). Resultados (i) Os atributos “banco pequeno”, “valor mínimo”, “retorno variável não garantido” e “retorno variável garantido” afetam significativamente a escolha de compra dos WMPs. (ii) Existem preferências heterogêneas significativas por valor mínimo. (iii) Esses quatro elementos são as fontes de preferência heterogênea por valor mínimo. Implicações práticas e sociais da pesquisa A pesquisa oferece informações que podem contribuir para a compreensão das preferências heterogêneas das características dos investidores, o que pode ajudar a desenvolver WMPs comercializáveis para atingir diferentes tipos de investidores. Contribuições A principal contribuição da pesquisa é examinar as preferências heterogêneas dos investidores por SPs. O estudo fornece evidências empíricas de quais atributos de produtos estruturados afetam significativamente as preferências dos investidores. Também revela quais características dos investidores afetam suas preferências heterogêneas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose Structured financial products (SPs) have become very popular with retail investors in recent years. Investors’ preferences play a critical role when investing in SPs. The objective of this study is to understand SP investment behavior by investigating Chinese investors’ heterogeneous preferences for choosing wealth management products (WMPs) with certain attributes. Theoretical framework Investors with different demographic characteristics show different preferences in their SP investments. Design/methodology/approach We employ the choice experiment (CE) method and examine preference heterogeneity using the multinomial logit (MNL) and the mixed logit (MXL) models. Findings (i) The attributes of small bank, minimum amount, non-guaranteed floating return and guaranteed floating return significantly affect the choice when purchasing WMPs. (ii) There are significant heterogeneous preferences for minimum amount. (iii) These four characters are the sources of heterogeneous preferences for minimum amount. Practical & social implications of research This information can contribute to understanding the heterogeneous preferences of investors, which can help in designing marketable WMPs to target different kinds of investors. Originality/value The main contribution of the research is it examines investors’ heterogeneous preferences for SPs. The study provides empirical evidence of which attributes of structured products significantly affect investor preferences. It also reveals which characteristics of investors affect their heterogeneous preferences.
  • Post-Earnings Announcement Drift (PEAD) na América Latina Artigo

    Santana, Verônica de Fátima; Black, Ervin L.; Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Esta pesquisa investiga a anomalia pós-anúncio de lucros (Post-Earnings Announcement Drift, PEAD) nas bolsas de valores latino-americanas. Referencial teórico Os fundamentos teóricos da análise de PEAD se baseiam na hipótese do mercado eficiente (HME). Metodologia Usamos empresas de Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru. Examinamos a anomalia do PEAD estimando os retornos anormais acumulados (CAR) em torno das datas das demonstrações de resultados. Replicamos a análise usando uma amostra de empresas da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) para comparação. Analisamos de que forma as variáveis de nível de empresa e de nível de país (institucional) podem explicar a anomalia. Resultados Sob diferentes especificações, encontramos que as empresas de boas notícias produzem CAR positivo, ao passo que as empresas de más notícias produzem CAR negativo, mesmo após uma janela de 20 dias. Encontramos que o efeito das surpresas nos lucros no CAR na América Latina varia de acordo com o tamanho das empresas e o risco dos países, ao passo que, nos EUA, varia de acordo com o tamanho das empresas e o índice market-to-book (MTB). Implicações práticas e sociais da pesquisa Preenchemos uma lacuna na literatura sobre o papel da contabilidade no mercado de capitais analisando os mercados latino-americanos, geralmente inexplorados. Além disso, nossos resultados são importantes para as estratégias de seleção de carteira, uma vez que a anomalia PEAD representa uma oportunidade de obter retornos anormais com base em surpresas nos lucros. Contribuições Contribuímos com a literatura sobre a anomalia de PEAD trazendo evidências da forma como os investidores reagem à publicação das demonstrações financeiras nos países da América Latina. Enquanto outros estudos investigaram como os números contábeis são úteis para estratégias de investimento na região, incluindo surpresas nos lucros, voltamos um passo e investigamos em primeiro lugar a reação em torno de surpresas nos lucros.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This research investigates the post-earnings announcement drift (PEAD) anomaly in the Latin American stock markets. Theoretical framework The theoretical fundamentals of PEAD analysis lie in the efficient market hypothesis (EMH). Design/methodology/approach We use firms from Argentina, Brazil, Colombia, Chile, Mexico, and Peru. We examine the PEAD anomaly by estimating the cumulative abnormal returns (CAR) around earnings announcement dates. We replicate the analysis using a sample of firms from the New York Stock Exchange (NYSE) for comparison. We analyze how firm-level and country-level (institutional) variables can explain the PEAD anomaly. Findings Under different specifications, we find that good news firms yield positive CAR while bad news firms yield negative CAR even after a window of 20 days. We find that the effect of earnings surprises on CAR in Latin America varies with firms’ size and countries’ risk, while in the US it varies with firms’ size and the market-to-book (MTB) ratio. Practical & social implications of research We fill a gap in the literature on the role of accounting in the capital markets by analyzing the Latin American markets, which are usually left unexplored. In addition, our results are important for portfolio selection strategies, since the PEAD anomaly represents an opportunity to gain abnormal returns based on earnings surprises. Originality/value We contribute to the literature on the PEAD anomaly by providing evidence on how investors react to earnings announcements in Latin American countries. While other studies have investigated how accounting numbers are useful for investment strategies in the region, by including earnings surprises we go back a step and first investigate the reaction around these surprises.
  • Fusões e Aquisições em Períodos de Recessão Artigo

    Silva, Vinicius Augusto Brunassi; Gallucci Netto, Humberto

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Este artigo investiga os retornos em operações de fusões e aquisições para acionistas de empresas adquirentes em períodos de crise no Brasil. Referencial teórico Nossos resultados estão relacionados à literatura anterior de Brown e Sarma (2007), Malmendier e Tate (2005) e Malmendier e Tate (2008). Nosso trabalho contribui para a pesquisa supracitada ao relacionar as características dos executivos aos retornos de F&A em tempos de crise. Metodologia Adotamos o método estudo de evento para calcular retornos anormais e usamos técnicas de Regressão Linear Múltipla e Propensity Score Matching para conectar retornos às características dos executivos e empresas. Resultados Encontramos retornos anormais médios positivos (entre 1,8% e 3,3%) para operações de F&A realizadas em períodos de recessão no Brasil. Além disso, identificamos que os retornos anormais durante períodos de crise e períodos de expansão diferem substancialmente. Por fim, mostramos que executivos com formação acadêmica em nível de pós-graduação e menos tempo na gestão da empresa estão relacionados a retornos positivos anormais durante a crise. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este artigo avalia a existência de retornos anormais em operações de F&A considerando três momentos distintos de crise. O estudo também relaciona os retornos anormais às variáveis das empresas e às características dos executivos. Contribuições Pesquisas anteriores enfatizam o panorama das operações de aquisição, sinergias, aquisições internacionais e criação de valor. Portanto, acreditamos que nosso trabalho é pioneiro em apresentar resultados sobre retornos anormais de F&A em períodos de crise no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper investigates the returns on M&A transactions for shareholders of acquiring companies in times of crisis in Brazil. Theoretical framework Our results are related to previous literature by Brown and Sarma (2007), Malmendier and Tate (2005), and Malmendier and Tate (2008). Our paper contributes to the aforementioned research by relating executives' characteristics to M&A returns in times of crisis. Design/methodology/approach We adopt the event study method to calculate abnormal returns and use multiple linear regression and propensity score matching techniques to connect returns to executive and firm variables. Findings We found positive average abnormal returns (between 1.8% and 3.3%) for M&A transactions carried out during recession periods in Brazil. In addition, we identify that abnormal returns during periods of crisis and expansion differ substantially. Finally, we show that executives with a graduate level academic background and less time in the company's management are associated with positive abnormal returns during crises. Practical & social implications of research This article assesses the existence of abnormal returns in M&A operations by considering three distinct moments of crisis. The study also links abnormal returns to company variables and executive characteristics. Originality/value Previous research emphasizes the panorama of acquisition operations, synergies, cross-border acquisitions, and value creation. Therefore, we believe that our paper is pioneering in presenting results on abnormal M&A returns during crisis periods in Brazil.
  • Análisis Exploratorio de la Regulación de la Solvencia en los Tres Principales Mercados de Seguros de América Latina Artículo

    Garayeta, Asier; De la Peña, J. Iñaki; Trigo, Eduardo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Objetivo Este documento examina la adecuación de los diferentes sistemas de regulación de la solvencia de las compañías de seguros Referencial teórico El sector de los seguros está inmerso en un proceso global de cambio. Existen diferentes sistemas y cada uno de ellos se enfrenta a la insolvencia de forma diferente, aunque todos proporcionan un capital óptimo para hacer frente a situaciones indeseables. Este estudio se centra en América Latina, donde el sector es cada vez más importante. Brasil, México y Argentina son los países más relevantes en cuanto a volumen de primas anuales. Metodología Este trabajo utiliza el marco diseñado por Cummins et al. (1994) para ver si son adecuados para reducir el número de insolvencias. Resultados El examen de la regulación en estos países muestra que todos han sido reformados, siguiendo la tendencia del sector de los seguros en la última década, aunque el desarrollo legislativo es mayor en algunos países que en otros. La implicación del sistema debe producirse a dos niveles: por parte de la aseguradora, con la autoevaluación periódica de los riesgos, y por parte del regulador, con la revisión periódica del sistema en su conjunto. Implicaciones prácticas y sociales de la investigación Este trabajo contribuye a la literatura proponiendo las líneas de trabajo necesarias para la globalización de la regulación del sector asegurador en América Latina Contribuciones La principal conclusión es que los sistemas de regulación deben aumentar el enfoque cualitativo de la gestión de riesgos, no sólo en el número de cálculos, sino también en el aumento de la gobernanza, la transparencia y el control de riesgos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose This paper analyses the suitability of different regulatory systems for the solvency of insurance companies. Theoretical framework The insurance sector is in the midst of a global process of change. There are different systems and each of them faces insolvency in a different way, although they all provide optimal capital with which to deal with undesirable situations. This study focuses on Latin America, where the sector is becoming increasingly important. Brazil, Mexico and Argentina are the most relevant countries in terms of annual premium volume. Design/methodology/approach This paper uses the structure designed by Cummins et al. (1994) to check whether the regulations are suitable for reducing the number of insolvencies. Findings The review of the regulations in these countries shows that they have all been reformed, following the trend in the insurance sector over the last decade, although the degree of legislative development is greater in some than in others. The involvement of the system must take place at two levels: on the part of the insurer, with the periodic self-assessment of risks; and on the part of the regulator, with the periodic review of the system as a whole. Practical & social implications of research This paper contributes to the literature by proposing the lines of work necessary for the globalisation of insurance sector regulation in Latin America. Originality/value The main conclusion is that regulatory systems must increase their qualitative approach to risk management, not only in the number of calculations but also by increasing governance, transparency and risk control.
  • As Estratégias da Visão Baseada em Recursos Naturais São Lucrativas? Um Estudo Longitudinal do Índice de Sustentabilidade Empresarial Brasileiro Artigo

    Almada, Lívia; Borges, Renata Simões Guimarães e; Ferreira, Bruno Pérez

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo desta pesquisa é analisar se as estratégias da Visão Baseada em Recursos Naturais (NRBV) influenciam o desempenho financeiro, representado pelo valor de mercado no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bolsa de Valores brasileira (B3). Referencial teórico A NRBV prevê três estratégias verdes para alcançar uma vantagem competitiva sustentável: prevenção da poluição, gestão de produtos e desenvolvimento sustentável. Muitos estudos testaram uma ou duas dessas estratégias. Testamos se todas as três estratégias estão relacionadas ao desempenho financeiro das empresas do ISE. Metodologia Coletamos cinco anos de dados de 18 empresas que compõem o ISE e empregamos a análise de dados em painel neste estudo longitudinal. Resultados Todas as três estratégias da NRBV estão relacionadas ao valor de mercado das empresas de diferentes formas. Os resultados divergem da literatura atual, pois encontramos ligações positivas e negativas entre estratégias ambientais e desempenho financeiro. Implicações práticas e sociais da pesquisa Este estudo contribui com resultados empíricos da B3 para analisar o ISE utilizando a abordagem NRBV como fundamentação teórica. Isso sugere que nem todas as iniciativas ambientais aumentam o valor de mercado das empresas, pois algumas ações podem acabar levando ao resultado oposto. Os investidores e a sociedade em geral têm o direito de saber como as empresas implementam estratégias sustentáveis que vão além das exigidas por lei. Contribuições A grande contribuição deste estudo é abordar todas as três estratégias da NRBV para investigar se vale a pena ser verde em termos de valor de mercado, analisando as organizações brasileiras sustentáveis que compõem o ISE.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The aim of this research is to analyze whether natural resource-based view (NRBV) strategies lead to financial performance, represented by market value in the Brazilian stock exchange (B3) Corporate Sustainability Index (ISE). Theoretical framework The NRBV foresees three green strategies to achieve sustainable competitive advantage: pollution prevention, product stewardship and sustainable development. Many studies have tested one or two of those strategies. We tested if all three strategies are related to the financial performance of companies in the ISE index. Design/methodology/approach We collected five years of data from 18 companies that compose the ISE index and employed panel data analysis in this longitudinal study. Findings All three strategies of the NRBV are related to the companies’ market value in different ways. The results diverge from the current literature because we found positive and negative links between environmental strategies and financial performance. Practical & social implications of research This study contributes with empirical results from the B3 to analyze the ISE index using the NRBV approach as a theoretical basis. It suggests that not all environmental initiatives increase companies’ market value, as some actions may end up achieving the opposite outcome. Investors and society, in general, are entitled to know how companies implement sustainable strategies that go beyond those required by law. Originality/value The major contribution of this study is it addresses all three NRBV strategies to investigate if it pays to be green in terms of market value, by analyzing the Brazilian sustainable organizations that compose the ISE index.
  • Renovando as Capacidades de Inovação da Subsidiária por Meio do Design Flexível, da Ambidestria Contextual e da Integração Externa Artigo

    Barcelos, Eduardo Jorge Branco Vieira; Amatucci, Marcos; Borini, Felipe Mendes; Raziq, Muhammad Mustafa

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo O objetivo principal deste artigo é mostrar que, para renovar capacidades estáticas de inovação, a subsidiária requer a construção de um projeto flexível para apoiar a inovação de exploitation-exploration e a integração externa como fonte de novo conhecimento. Referencial teórico Combinamos estrutura organizacional, inovação organizacional, ambidestria contextual e teoria de redes para investigar de que forma as capacidades de inovação podem ser construídas em subsidiárias estrangeiras que operam no Brasil. Metodologia Os dados foram coletados de subsidiárias estrangeiras instaladas no Brasil por meio de uma pesquisa com 289 respondentes válidos. Usamos a técnica PLS-SEM para testar relacionamentos envolvendo estrutura flexível, ambidestria contextual, integração externa e recursos de inovação para executar um modelo moderado-mediado. Resultados As evidências indicam que a estrutura flexível, a ambidestria contextual como capacidade dinâmica e a integração externa são elementos relevantes para renovar as capacidades de inovação da subsidiária. Os resultados sugerem que a integração externa é uma fonte de conhecimento crucial, dependendo da confiança e do compromisso em nível da rede. A alta integração externa permite que a subsidiária alcance níveis otimizados de exploration e exploitation, ajudando na renovação de capacidades de inovação. Implicações práticas e sociais da pesquisa Oferecemos aos gestores informações sobre o desenvolvimento e a renovação de capacidades de inovação, criando um design flexível que facilita a aquisição de recursos de rede exclusivos e permite a ambidestria contextual como uma capacidade dinâmica para reconfigurar e transformar capacidades de inovação. Contribuições O artigo contribui para a gestão estratégica e a visão baseada em capacidade da literatura de subsidiárias de multinacionais. Apresentamos o construto estrutura organizacional flexível que combina a teoria da estrutura organizacional e as características da inovação organizacional. Mostramos que um design flexível é essencial para construir uma rede local confiável e implementar a ambidestria contextual como capacidade dinâmica para renovar as capacidades de inovação das subsidiárias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose The primary purpose of this paper is to show that to renew static innovative capabilities, a subsidiary needs to have a flexible design to support exploitation-exploration innovation and external embeddedness as a source of new knowledge. Theoretical framework We combine organizational structure, organizational innovation, contextual ambidexterity, and network theory to investigate how innovative capabilities can be built in foreign subsidiaries operating in Brazil. Design/methodology/approach Data were collected from foreign subsidiaries installed in Brazil through a survey of 289 valid respondents. We used the PLS-SEM technique to test relationships involving flexible structure, contextual ambidexterity, external embeddedness, and innovative capabilities to run a moderate-mediate model. Findings The evidence indicates that a flexible structure, contextual ambidexterity as a dynamic capability, and external embeddedness are relevant elements for renewing a subsidiary’s innovative capabilities. The findings suggest that external embeddedness is a crucial knowledge source, depending on the trust and commitment at the network level. High external embeddedness enables the subsidiary to achieve optimized levels of exploration and exploitation, helping in the renewal of innovative capabilities. Practical & social implications of research We provide managers with information on developing and renewing innovative capabilities by creating a flexible design that facilitates the acquisition of unique network resources and allows contextual ambidexterity as a dynamic capability to reconfigure and transform innovative capabilities. Originality/value The article contributes to the strategic management and capability-based view of MNE subsidiaries literature. We introduce the construct of a flexible organizational structure, which combines organizational structure theory and organizational innovation characteristics. We show that a flexible design is essential to build a trustful local network and implement contextual ambidexterity as a dynamic capability to renew innovative subsidiary capabilities.
  • A diversidade humana em estudos de gestão e estratégia: Um estudo bibliométrico Artigo

    Fonseca, Pedro Henrique da; Matitz, Queila Regina de Souza; Chaerki, Karine Francisconi

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivo Nosso objetivo é mostrar como a diversidade é vista e como pode ser representada como um conjunto de significados e crenças e esquemas interpretativos dentro de uma teoria do movimento social. Referencial teórico Nosso estudo está fundamentado em teorias de diversidade e de movimentos sociais. Metodologia Por meio de um estudo bibliométrico, analisamos 121 artigos publicados em 89 periódicos da área de gestão e estratégia. Os estudos foram classificados e analisados de acordo com sua distribuição em duas linhas de pesquisa. A primeira linha compreende estudos que correlacionam padrões de diferenças sociais. A segunda linha inclui estudos de diversidade desenvolvidos com base em paradigmas de pesquisa crítica sobre características relacionadas a grupos sociais específicos ou minorias. Resultados Considerando as duas linhas de pesquisa que predominam nos estudos da diversidade humana, elas apresentam focos claramente distintos em relação aos objetivos; esta pesquisa descreveu a configuração das publicações nestas linhas. Propomos quatro proposições de análise organizacional e estudos de estratégia considerando a diversidade como um movimento social. Implicações práticas e sociais da pesquisa Nosso trabalho possui uma implicação teórica, incluindo um novo conceito de organização – e nossa implicação prática é a possibilidade de um caminho inclusivo para a diversidade no contexto organizacional. Contribuições Este trabalho de pesquisa fornece insights informativos sobre o estudo dos movimentos sociais como categoria de diversidade. Também complementa a compreensão da diversidade humana como tema de interesse nos estudos organizacionais. Ele serve como informação útil para melhorar o desenvolvimento dos temas da diversidade no ambiente de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Purpose Our aim is to demonstrate how diversity is seen and how it could be represented as a set of meanings and beliefs and interpretative schemes within a social movement theory. Theoretical framework Our study is grounded in diversity and social movement theories. Design/methodology/approach Through a bibliometric study, we analyzed 121 papers published in 89 journals in the management and strategy field. The studies were classified and analyzed according to their distribution in two lines of research. The first line comprises studies that correlate patterns in social differences. The second line includes diversity studies developed based on critical research paradigms regarding characteristics related to specific social groups or minorities. Findings Considering the two lines of research that predominate in studies of human diversity, which clearly present different focuses in relation to their objectives, this research described the configuration of publications in these lines. We offer four propositions for organizational analysis and strategy studies considering diversity as a social movement. Practical & social implications of research Our work has a theoretical implication by including a new concept of organization and our practical implication lies in the possibilities for an inclusive way to view diversity in the organizational context. Originality/value This research paper provides informative insights in studying social movements as a category of diversity. It also complements the understanding of human diversity as a topic of interest in organization studies. This serves as good information to improve the development of themes of diversity in the workplace.
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