Acessibilidade / Reportar erro

Prevalência de sintomas do trato urinário inferior no terceiro trimestre da gestação

Prevalence of lower urinary tract symptoms in women in the third trimester of pregnancy

RESUMO DE TESE

Prevalência de sintomas do trato urinário inferior no terceiro trimestre da gestação

Prevalence of lower urinary tract symptoms in women in the third trimester of pregnancy

Autora: Kátia Pary Scarpa

Orientadora: Profª Drª Viviane Herrmann

Dissertação de Mestrado apresentada à Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, para obtenção do Título de Mestre em Tocoginecologia, área de Ciências Biomédicas, em 30 de novembro de 2004.

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de sintomas do trato urinário inferior (STUI) no terceiro trimestre da gestação.

MÉTODO: Foram selecionadas 340 mulheres atendidas no Ambulatório de Pré-Natal no Hospital das Clínicas da Unicamp.

RESULTADOS: Dentre as 340 gestantes, 329 (96,8%) apresentavam algum tipo de STUI, sendo os mais freqüentes: noctúria (80,6%), polaciúria (70,3%), gotejamento terminal (52,0%), incontinência urinária de esforço (IUE) (50,0%), sensação de esvaziamento vesical incompleto (46,9%) e urgência miccional (44,4%). Das gestantes que tinham sintomas, 157 os relataram como determinantes de desconforto social e higiênico. Não se observou diferença estatística significativa na associação entre STUI e a forma de término de partos anteriores ou paridade. Entretanto, quando considerada a associação entre distintos tipos de esforço capazes de desencadear IUE e paridade, a tosse e o riso apresentaram diferença significativa (p = 0,0478 e p = 0,0046, respectivamente). A razão de prevalência (RP) indicou que as multíparas com quatro partos ou mais apresentaram aproximadamente 1,4 vezes mais chances de perder urina à tosse e ao espirro e 2,0 vezes ao riso quando comparadas às nulíparas.

CONCLUSÃO: Concluiu-se que foi elevada a prevalência de STUI no terceiro trimestre da gestação na população deste estudo. Embora não houvesse associação entre a prevalência de IUE no terceiro trimestre da gestação e a paridade ou a forma de término do parto, observou-se associação significativa entre a paridade e os sintomas irritativos noctúria e polaciúria.

Palavras-chave: Incontinência urinária de esforço; Gravidez normal; Paridade; Noctúria

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Fev 2005
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br