Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da Quantidade do Colágeno da Pele de Ratas Castradas após o Uso de Estrogênio, Progestagênio e Tamoxifeno

Resumo de Tese

Avaliação da Quantidade do Colágeno da Pele de Ratas Castradas após o Uso de Estrogênio, Progestagênio e Tamoxifeno

Autor: Marcelo Alvarenga Calil

Orientador: Prof. Dr. Edmund Chada Baracat

Tese apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Ginecologia do Departamento de Tocoginecologia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina para obtenção do título de Mestre em Ginecologia, 29 de abril de 1999.

Avaliou-se, neste estudo, a quantidade de colágeno da derme de ratas adultas castradas e medicadas com estrogênio, progestagênio e tamoxifeno. Estudaram-se 45 ratas adultas, castradas, que foram divididas em cinco grupos: Grupo I (n = 9) recebeu propilenoglicol (placebo); Grupo II (n = 9) recebeu 250 mg de tamoxifeno; Grupo III (n = 9) recebeu 50 mg estrogênios conjugados eqüinos; Grupo IV (n = 8) recebeu 2 mg de acetato de medroxiprogesterona; Grupo V (n = 10) recebeu 50 mg de estrogênios conjugados eqüinos e 2 mg de acetato de medroxiprogesterona. Os fármacos foram diluídos em 0,5 ml de propilenoglicol e administrados diariamente, por gavagem, durante 60 dias. Após este período, os animais foram sacrificados e retiraram-se fragmentos de pele do dorso, para o estudo histomorfométrico pelo sistema de análise digital de imagem por computador (Imagelab - Softium). Observou-se aumento estatisticamente significante na quantidade de colágeno na derme dos animais que receberam tamoxifeno, estrogênios eqüinos conjugados e acetato de medroxiprogesterona isolados ou associados (grupos II, III, IV e V), em comparação com o grupo controle ( I ). Concluiu-se que a terapêutica com estrogênios e/ou progestagênios, isolados ou associados, bem como o uso de tamoxifeno, promoveu aumento significante na quantidade de colágeno da derme de ratas adultas castradas.

Palavras-Chave: Terapia de reposição hormonal. Colágeno.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2003
  • Data do Fascículo
    Ago 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br