Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do Tratamento Não-Medicamentoso (Orientação Verbal) das Mastalgias Cíclicas

Resumo de Tese

Avaliação do Tratamento Não-Medicamentoso (Orientação Verbal) das Mastalgias Cíclicas

Autor: Flávio Nunes Sivini

Orientador: Prof. Dr. Cícero Ferreira Fernandes Costa

Dissertação apresentada ao Curso de Pós-graduação em Ginecologia e Obstetrícia, área de concentração em Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, para obtenção do Título de Mestre em 23 de maio de 2000.

O objetivo deste estudo foi avaliar o tratamento não-medicamentoso (Orientação Verbal) como primeira opção terapêutica para mulheres com mastalgia cíclica, e observar se fatores reprodutivos alteram os resultados. Conduzimos um estudo do tipo experimental não-controlado com uma amostra de 128 mulheres com uma história clara de mastalgia cíclica, tratadas com orientação verbal. Uma escala analógica visual da dor foi usada antes e após tratamento, a fim de avaliar a sua gravidade e classificamos as mastalgias em graus, I (leve), II (moderado) e III (severo), de acordo com a intensidade da dor. Usamos também o "Cardiff Breast Score" (CBS) modificado para avaliar a resposta clínica ao tratamento. Verificou-se um índice de sucesso de 59,4% com a orientação verbal, mas não houve uma resposta com diferença estatisticamente significante entre os grupos (p = 0,16) com diferentes graus de mastalgia. O tempo de existência da dor e os fatores reprodutivos não influenciaram a resposta terapêutica, exceto, quando estudamos a influência da idade das pacientes. Pacientes com 40 anos ou mais foram mais beneficiadas com o tratamento não-medicamentoso e, nesse aspecto, houve diferença estatisticamente significante (c2 = 6,89 p = 0,01). O medo de que a dor mamária pudesse estar associada a um câncer oculto na mama esteve presente na maioria (71,8%) dos casos na primeira consulta. Concluiu-se que a orientação verbal deve ser tentada sempre (índice de sucesso de 59,4%) como a primeira escolha terapêutica para mulheres com mastalgia cíclica.

Palavras-chaves: Mama: doenças benígnas. Mastalgia.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Out 2003
  • Data do Fascículo
    Ago 2000
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br