Acessibilidade / Reportar erro

Sobrevivendo no inferno: a escrita da história na eco-crise global1 1 Os argumentos aqui apresentados resultam de pesquisas financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - 88887.466409/2019-00 e Faperj APQ1, Processo: E-26/210.359/2019. Agradeço a Gisele Batista Candido, Rafael de Bivar Marquese e Maximiliano Mac Menz pela leitura do texto e pelos comentários. Agradeço, também, ao Coletivo Braudel, ao GEFBOB, bem como a todas as alunas e os alunos que cursaram as disciplinas de história ambiental (e relacionadas) que lecionei na UFF ao longo dos últimos três anos, em especial a Pedro Valença Reis, que, com um comentário de fim de semestre, me levou a elaborar alguns dos argumentos desenvolvidos neste ensaio.

Surviving in Hell: Writing History in the Global Eco-crisis

RESUMO

A atual crise energética e as questões de sustentabilidade ligadas a ela podem ser compreendidas melhor quando enquadradas no colapso ambiental mais amplo do qual são parte. A eco-crise mundial atualmente em curso ocupa um lugar incontornável em debates na esfera pública e na agenda política de diferentes governos ao redor do mundo. Historiadores têm participado de diferentes formas dessas discussões, que com frequência trazem embutidos modelos de análise histórica simplistas, quando não a-históricos. No entanto, historiadores com frequência também operam de modo irrefletido por meio de categorias produzidas pela história do capital, que tendem a naturalizar as formas de ver e experimentar o mundo, e que estão na base do colapso ecológico de nossa época. O presente artigo apresenta reflexões em torno desses problemas e explora possibilidades de análise histórica no contexto do colapso ambiental.

Palavras-chave:
colapso ambiental; historiografia; teoria da modernização; capitalismo; civilização material; América colonial

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org