Acessibilidade / Reportar erro

O cuidado de si tupinambá em narrativas de viajantes franceses no Brasil Colonial (séculos XVI e XVII): discursos sobre processos educacionais

The tupinambá care of the self in French travel books during the colonial Brazilian history (XVI and XVII centuries): discourses based on educational processes

El cuidado de si tupinambá en las narrativas de los viajeros franceses en el Brasil colonial (siglos XVI y XVII): discursos sobre procesos educativos

Resumo:

O artigo mostra a análise de dois relatos de viajantes franceses que passaram pelo Brasil Colonial, nos séculos XVI (Jean de Léry) e XVII (Yves D’Évreux). Notou-se um jogo com a alteridade que fundamentou o objetivo principal de investigar de que modo as reflexões desses europeus sobre o cuidado de si tupinambá veicula discursos sobre as raízes da educação brasileira. Para isso, foram analisados recortes das duas obras conforme uma perspectiva histórico-discursiva. Concluímos que os modos dos tupinambás educarem os filhos são lidos pelos viajantes pelo paradigma do pecado, da conversão e da pureza (sacralidade e profano) do corpo social.

Palavras-chave:
história da educação brasileira; raízes da educação brasileira; Jean de Léry; Yves D’Évreux

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com