Acessibilidade / Reportar erro

Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica

I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence

RESUMO

Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.

PALAVRAS-CHAVE:
recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com