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Cursos a distância de formação inicial de professores de língua inglesa: Uma análise censitária

Distance Learning Courses in Initial English Language Teacher Education: A Census Analysis

RESUMO:

A atual legislação educacional brasileira estabelece o ensino obrigatório da língua inglesa na educação básica, o que requer especial atenção à formação docente, um dos grandes desafios da educação brasileira. O presente estudo original analisa os microdados do Censo da Educação Superior 2019 em relação aos cursos de graduação de Letras com componente em língua inglesa (Letras+Inglês) ofertados na modalidade a distância, que tem expandido consideravelmente nos últimos anos. A investigação enfoca aspectos institucionais, distribuição geográfica de tais cursos, corpo discente e sua inclusão social. Entre outros resultados, o estudo revela (i) a oferta de cursos de graduação de Letras+Inglês na modalidade a distância de forma quase que exclusiva por instituições de ensino superior particulares, (ii) o grande número de alunos desvinculados na modalidade a distância, e (iii) a necessidade de promover a inclusão social nesses cursos. Sugere-se a criação de uma linha de pesquisa que permita o acompanhamento dos microdados anuais do Censo da Educação Superior no Brasil. Assim sendo, será possível contribuir de forma continuada para a proposição de políticas públicas educacionais, garantindo o acesso a uma educação de qualidade em Letras+Inglês para todos no país.

PALAVRAS-CHAVE:
formação inicial de professores; língua inglesa; ensino a distância; Censo da Educação Superior; Letras; ensino superior

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