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O Programa Paraná fala Inglês na Formação de Professores

RESUMO

Na interface entre internacionalização e políticas linguísticas (ALTBACH; KNIGHT, 2007ALTBACH, P. G.; KNIGHT, J. The Internationalization of Higher Education: Motivations and Realities. Journal of Studies in International Education, [S.l.], v. 11, n. 3/4, p. 290-305, 2007. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315307303542
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), o programa O Paraná fala Idiomas (inglês) surge como uma estratégia de internacionalização de universidades do estado do Paraná. Nesse viés, este estudo de caso, de natureza qualitativa, objetivou descrever e explicar de que forma, se alguma, o referido programa pode contribuir para o processo de formação continuada de professores. Além disso, o estudo buscou discutir futuras ações, mediadas pelo Programa, com vistas ao fomento da formação de professores. Por meio de sessões de discussões teórico-metodológicas e entrevistas semiestruturadas, o estudo envolveu três professores de inglês e um coordenador pedagógico. Os resultados apontam que a formação continuada de professores no Programa é caracterizada por desafios com questões didático-pedagógicas e administrativas e por benefícios (ganhos) em termos pragmáticos, cognitivos e de empoderamento.

PALAVRAS-CHAVE:
internacionalização; políticas linguísticas; O Paraná fala inglês; formação de professores

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