Acessibilidade / Reportar erro

Teletandem e performatividade

Teletandem é um contexto virtual e autônomo que utiliza recursos de tecnologia VOIP (imagens de webcam, voz e texto). Neste contexto, dois estudantes de línguas estrangeiras colaboram um com o outro na aprendizam de sua respectivas línguas nativas (ou de proficiencia) por meio da interação intercultural e linguística. A Teoria da Performatividade pode esclarecer a constituição das identidades nacionais desses alunos quando eles marcam e discutem diferenças entre seus dois países durante sessões de teletandem. Com base em abordagens críticas ao discurso e a comunicação intercultural, minha análise mostra que o contato intercultural on-line abre possibilidades inovadoras para professores de línguas estrangeiras promoverem o contato intercultural com o "diferente". No entanto, sem a mediação do professor, as interações de teletandem podem se restringir a performances superficiais e pré-determinadas de representações sedimentadas de si e do outro. Concluo com uma discussão acerca de pontos pedagógicos relevantes para professores de línguas estrangeiras.

teletandem; tandem; telecolaboração; performatividade; língua estrangeira


Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com