Acessibilidade / Reportar erro

É possível argumentar multimodalmente em géneros discursivos produzidos por estudantes universitários?: encontros e divergênciastre estudantes e professores

Resumo

Este artigo enfoca as práticas de escrita universitária multimodal. (KRESS, 2010KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge , 2010.; ARCHER; BREUER, 2016ARCHER, A.; BREUER, E. A multimodal response to changing communication landscapes in Higher Education. In: ARCHER, A.; BREUER, E. (Ed.). Multimodality in Higher Education . Leiden: Brill , 2016. p. 1-17.) Na América Latina, estes investigações sobre a escrita multimodal têm recebido pouca atenção, embora existam estudos focados numa visão logocêntrica. (KRESS, 2010KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary communication. London: Routledge , 2010.; PARODI, 2010PARODI, G. Multisemiosis y lingüística de corpus: Artefactos (Multi)Semióticos en los textos de seis disciplinas en el corpus PUCV-2010. Revista de Lingüística Teórica y Aplicada, Concepción, v. 48, n. 2, p. 33-70, 2010.) Por esta razão, propomos ampliar nosso olhar, abordando a escrita universitária em dois sentidos: por um lado, para envolver a voz dos alunos (LEA; STREET, 1998LEA, M. R.; STREET, B. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, Abingdon, v. 23, n. 2, p. 157-172, 1998.; ROMERO; ALVAREZ, 2019ROMERO, A. N.; ÁLVAREZ, M. Representaciones sociales de los estudiantes universitarios de grado sobre la escritura académica. Íkala: Revista de Lenguaje y Cultura, Medellín, v. 24, n. 1, p. 103-118, 2019.), por outro, para incluir além do modo verbal. (BEZEMER; KRESS, 2008BEZEMER, J.; KRESS, G. Writing in multimodal text. A social semiotic account of designs for learning. Written Communication, Thousand Oaks, v. 25, n. 2, p. 166-195, 2008.; VÁSQUEZ-ROCCA; VARAS, 2019VÁSQUEZ-ROCCA, L.; VARAS, M. Escritura multimodal y multimedial: un estudio acerca de las representaciones sociales de estudiantes universitarios de carreras de la salud. Perfiles Educativos, v.41, n.166, p. 21-39, 2019.) Assim, as representações sociais de estudantes e professores foram contrastadas em relação às produções multimodais. Os resultados indicam que ambos os grupos reconhecem a importância dos recursos semióticos, porém, seu ensino ainda é incipiente.

Palavras-chave:
escrita multimodal; multimodalidade; escrita universitária; emsamble multimodal

Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Letras, Av. Antônio Carlos, 6627 4º. Andar/4036, 31270-901 Belo Horizonte/ MG/ Brasil, Tel.: (55 31) 3409-6044, Fax: (55 31) 3409-5120 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: rblasecretaria@gmail.com