Resumo em Português:
O presente artigo lança bases para a discussão a respeito das possíveis contribuições da Semântica Cognitiva na geração de paráfrases explanatórias em dicionários de Tipo 2. Após uma análise da tipologia de dicionários escolares apresentada pelo MEC, foi concluído que os parâmetros estipulados por este órgão são muito vagos para que se tenha um modelo funcional de dicionário Tipo 2. Uma das grandes consequências desta carência de parâmetros é a falta de adequabilidade dos dicionários frente ao seu público alvo, especialmente no que diz respeito ao comentário semântico dos verbetes. Tendo em vista os diversos problemas verificados nas paráfrases explanatórias de três dicionários de Tipo 2 indicados pelo PNLD 2012 e baseando-se na ideia de que uma teoria da definição deve estar alicerçada em três variáveis, apontamos alguns aspectos da Semântica Cognitiva que podem ser úteis na concepção de definições voltadas para um público infantil.Resumo em Inglês:
This paper lays the foundations of a discussion about Cognitive Semantics' possible contributions to the writing of explanatory paraphrases on type-2 dictionaries. After an evaluation of the pedagogical dictionary typology proposed by the Brazilian Ministry of Education, we concluded that the parameters stipulated then are too loose. So it is difficult for type-2-dictionary users to have a functional reference work. Such lack of trustful parameters entails a poor adequacy of the dictionaries concerning their users, especially in the semantic commentary field. Bearing in mind that the problems verified in the explanatory paraphrases of three type-2 dictionaries suggested by the National Textbook Program (PNLD), and accepting that a theory of lexicographic definition should be supported by three axioms, we suggest some Cognitive Semantic principles that could be useful to the conception of definitions proposed to children.Resumo em Português:
Neste trabalho, apresentamos dois conceitos que julgamos ser fundamentais para a organização de obras lexicográficas: a solução homonímica e a solução polissêmica. Avaliamos de que forma a adoção de uma dessas soluções determina e influencia a apresentação da macro e da microestrutura dos dicionários. A partir do exame de verbetes extraídos aleatoriamente de quatro learner's dictionaries, percebemos que: (i) são empregadas quatro configurações distintas para as soluções, (ii) não há uma aplicação única nas obras para o mesmo fenômeno e (iii) não há consistência entre verbetes extraídos do mesmo dicionário. Ao final, apresentamos nossa sugestão para o tratamento desses fenômenos nos learner's dictionaries, com especial atenção aos subsídios fornecidos pela Semântica Cognitiva.Resumo em Inglês:
In the present paper, we present two crucial concepts for the organization of lexicographic works: the homonymic solution and the polysemous solution. We evaluate in which ways the use of one of these options determines and influences dictionaries' macro and microstructures. Based on the examination of entries extracted randomly from four learner's dictionaries we found that: (i) four different design solutions are used, (ii) there was no single way to deal with the same phenomenon, and (iii) there was no consistency when comparing entries from the same dictionary. Finally, we present our suggestion for the treatment of these phenomena in learner's dictionaries, highlighting insights provided by Cognitive Semantics.Resumo em Português:
O objetivo principal deste artigo é descrever o processo de elaboração de um léxico de elementos afetivos da língua portuguesa e polaridades associadas, construído principalmente para auxiliar a tarefa de análise de sentimento. Busca-se, além disso, mostrar como a exploração da dimensão afetiva da linguagem encontra espaço na descrição da língua e pode, ainda, contribuir para o ensino de português como segunda língua. Assim, o léxico foi criado com um duplo objetivo: fornecer subsídios linguísticos para uma aplicação do processamento de linguagem natural (PLN) e contribuir com a caracterização do vocabulário afetivo da língua portuguesa, sobretudo em contextos informais.Resumo em Inglês:
The main goal of this paper is to describe the creation of a sentiment lexicon designed to collaborate in sentiment analysis tasks. We also show how the analysis of the affective language finds room in language description and that it can contribute to foreign language teaching as well. Thus, the lexicon was created with a dual purpose: provide a resource for natural language processing tasks and collaborate to the characterization of Portuguese language affective vocabulary, especially in informal contexts.Resumo em Português:
O objetivo deste estudo foi determinar as diferenças e semelhanças na entonação ao produzirem-se tag questions, Wh-questions, perguntas invertidas e perguntas de repetição entre falantes nativos do inglês e falantes do espanhol ESL. Essas diferenças foram medidas e analisadas com um programa de computador chamado Praat. Os resultados mostraram diferenças significativas, assim como semelhanças entre essas duas línguas. A implicação deste estudo é que os dados obtidos podem ajudar professores e alunos a identificar os problemas que os falantes de espanhol ESL podem ter ao aprender inglês como L2, especialmente em relação à entonação.Resumo em Inglês:
The aim of this study was to determine the differences and similarities in intonation when producing tag questions, wh-questions, inverted questions, and repetition questions among native English speakers and ESL Spanish speakers. These differences were measured and analyzed with a computer program called Praat, and the pitch, the intensity and the intonation contour were the focus of the study. The results have shown significant differences, as well as similarities between these two languages in some questions. The implication of this study is that the obtained data can help teachers and students to identify the problems that ESL Spanish speakers can have when learning English as a L2, especially with regards to intonation.Resumo em Português:
Este artigo discute a dimensão temporal da prática docente com base em duas formulações de tempo propostas por Deleuze (1998): Cronos e Aion. O objetivo é problematizar ações pedagógicas à luz da temporalidade para trazer elementos que facultem a reflexão sobre a necessidade de se construir um tempo vivencial de qualidade na sala de aula de LE. O papel do supervisor de estágio é visto como fundamental para a construção desse tempo na formação inicial de professores.Resumo em Inglês:
This article discusses the temporal dimension of foreign language teaching practice under two formulations of time proposed by Deleuze (1998): Chronos and Aion. The purpose is to problematize pedagogical actions under the notion of temporality in order to bring about elements that can promote reflection onthe need tobuild aqualityexperientialtimein the foreign language classroom. The role of thepracticum supervisoris seen asfundamentaltothe constructionof that timeinpre-service language teaching education.Resumo em Português:
Este estudo tem o objetivo de analisar representações de práticas de formação colaborativa de professores/as de inglês, pela perspectiva de licenciandos/ as envolvidos/as no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Letras-Inglês-Universidade Estadual de Londrina (Capes 01/2011). Os dados, gerados por meio de um questionário em escala Likert e de um grupo focal, foram analisados com base na análise de discurso crítica, com destaque às categorias de metáfora e de avaliação. Os resultados indicam tensões entre representações que giram ao redor das metáforas troca de ideias e troca de figurinhas, cada uma representando aspectos em termos de regras de participação e de papéis sociais (in)desejáveis. O estudo aponta para implicações que as posições híbridas trazem para as práticas de formação de professores/as no interior do Pibid.Resumo em Inglês:
This study aims at analyzing representations of English language teacher collaborative practices, from the perspective of student teachers involved in Teaching Initiation Scholarship Program (Pibid, Capes 01/2011). The data, generated through a Likert scale questionnaire and a focus group, were analyzed based on critical discourse analysis, highlighting the categories of metaphor and evaluation. The results indicate the tensions between representations that revolve around metaphors of "exchange of ideas" and "exchange of stickers", each representing aspects of rules in terms of participation and (un)desirable social roles. The study indicates some implications that hybrid positions bring to the practices of teacher education within Pibid.Resumo em Português:
Neste artigo, analisamos o texto "Xuxa promove a magia da inclusão", publicado na edição n. 993 da revista Caras, a fim de compreender, por meio da associação entre as escolhas verbais e não verbais, como o referido texto constrói/ perpetua, discursivamente, Xuxa como promotora da inclusão social, em especial de crianças com síndrome de Down. Os resultados da análise apontam a manutenção, a um só tempo, da representação de Xuxa como serva dos baixinhos, com base na comodificação de sua imagem, que constitui a origem da representação de Xuxa promotora da inclusão social, e de um discurso sedimentado na concepção de uma inclusão essencialista, forjada em uma visão baseada no exótico, que parece homogeneizar a inclusão social dos portadores da síndrome de Down.Resumo em Inglês:
This paper focuses on the article "Xuxa promove a magia da inclusão" (in English, "Xuxa promotes the magic of inclusion"), published in the 993 edition of Caras magazine. The aim is to reveal, by associating verbal and non- verbal choices, how the text discursively constructs and/or perpetuates Xuxa as a promoter of social inclusion, particularly regarding children with Down syndrome. Analysis results suggest the maintenance of both the representation of Xuxa as a servant of kids based on her commodified image - which gives rise to her representation as a promoter of social inclusion - and of a discourse set on an essentialist concept of inclusion, which is grounded on an exotic-based perspective that seems to homogenize the social inclusion of children with Down syndrome.Resumo em Português:
O objetivo deste artigo é refletir sobre o processo de patologização da educação por meio de análise de caso de uma menina com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Os resultados apontam que os discursos que se instauram em torno do aluno considerado hiperativo/desatento terminam por comprometer sua subjetividade e aprendizagem, uma vez que ele passa a internalizar parte das percepções de seu grupo de convivência. Assumindo os postulados de Vygotsky (1984), de que as funções cognitivas se formam na vigência da intersubjetividade, e os de Bakhtin (2006), de que construímos nossa autoimagem em meio ao olhar do outro, somos levados a concluir que a criança não nasce TDAH, mas que pode manifestar sinais de desatenção/hiperatividade a depender da qualidade das interações sociais em que está inserida.Resumo em Inglês:
This paper aims at reflecting about the process of pathologization of education through the case study of a girl diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The results show that the discourses that are established around the student considered as hyperactive/inattentive end up compromising her subjectivity and learning, once she starts to internalize part of the perceptions of her living group. Based on the postulates of Vygotsky (1984), that cognitive functions are formed in the presence of intersubjectivity, and of Bakhtin (2006), according to whom we construct our self-image amid the gaze of the other, we are led to conclude that the child is not born ADHD, but may show signs of inattention/hyperactivity depending on the quality of the social interactions he takes part in.Resumo em Português:
Neste artigo será apresentado o trabalho de "estado da arte" a partir do levantamento de programas de pós-graduação brasileiros, em estudos linguísticos, que articulam linguagens e tecnologias digitais, a fim de se delinear as pesquisas de mestrado e doutorado sobre escrita e Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação - TDIC - de 1999 a 2010. Para tanto, foram identificados cursos de pós-graduação nos principais centros de Ensino Superior do país e analisadas suas teses e dissertações. Pudemos verificar tendências nessas pesquisas publicadas até a primeira década do século XXI e notar como as investigações evidenciam uma complexidade de se trabalhar com objetos relacionados ao digital. Assim, acreditamos poder colaborar para conhecimento do campo que se configura, entendimento de suas pesquisas e situar os estudos linguísticos.Resumo em Inglês:
This paper will present the research of the "state of art" from the survey of postgraduate programs in Brazil on linguistic studies, which articulate languages and digital technologies, in order to delineate master's and doctorate's theses on writing and Digital Information and Communication - DICT - from 1999 to 2010. Postgraduate courses were, then, identified in the main universities of the country and theses and dissertations were analyzed. We could establish some trends in the papers published as far as the first decade of the 21st century as well as notice that they highlighted the complexity of working with subjects related to digital. We, therefore, believe we can contribute to the knowledge of the field which has been established, understanding its researches and situating its linguistic studies.Resumo em Português:
Remix e mashup designam formas textuais, técnicas de produção e métodos criativos que se desenvolveram em conjunto com as técnicas analógicas de reprodução de obras musicais e cinematográficas no século XX. No âmbito da cultura digital, em face da automação de processos de edição e montagem, e da maior agilidade na recuperação e circulação de acervos midiáticos em escala global, remix e mashup difundiram-se como elementos centrais de práticas discursivas que vão desde o puro entretenimento até a participação cívica, passando por diversas formas de produção de conhecimento. O presente trabalho busca contribuir para uma inserção mais significativa de remix e mashup no rol dos objetos de estudo em Linguística Aplicada de duas formas. Inicialmente, apresenta um estado da arte em que mostra as diversas concepções e ramificações de remix e mashup já estabelecidas na literatura, ressaltando as diferenças mais relevantes entre ambos. Em seguida, apresenta uma proposta taxonômica que abrange remix e mashup enquanto produtos textuais, técnicas de produção e métodos de criação, e situa os seus diferentes tipos no quadro geral das relações transtextuais como as que os linguistas aplicados já estão acostumados a lidar. Em conclusão, relembra-se que a presente proposta não faz mais do que estender para o âmbito da cultura digital uma longa tradição de estudos sobre a força do hibridismo nas dinâmicas culturais e seu potencial para a formação de cidadãos críticos capazes de protagonizar transformações sociais.Resumo em Inglês:
Remix and mashup designate textual forms, production techniques and creative methods that were developed in conjunction with the analogical reproduction techniques for music and film in the Twentieth Century. In the context of digital culture, in the face of automated editing and montage, and of greater flexibility in the recovery and circulation of media collections on a global scale, remix and mashup have spread as central elements of discursive practices that range from sheer entertainment to civic participation, to various forms of knowledge production. This study aims to contribute to a more meaningful integration of remix and mashup in the list of the objects of study in Applied Linguistics in two ways. Initially, we present a state of the art displaying the various concepts and ramifications of remix and mashup already established in the literature, highlighting the most significant differences between them. Then we put forward a taxonomy covering remix and mashup as textual products, production techniques and methods of creation, and we situate them in the overall ecology of transtextual relations applied linguists are already used to handling. In conclusion, it is recalled that this proposal does nothing but extend to the scope of digital culture a long tradition of studies on the strength of hybridity in cultural dynamics, and its potential for the formation of critical citizens capable of leading social change.