Acessibilidade / Reportar erro

IMPACTO DE DISTINTOS ESPORTES SOBRE AS MASSAS CORPORAIS DE UNIVERSITÁRIAS

RESUMO

Introdução

Um corpo saudável depende de vários fatores e o exercício físico é um dos principais. Os resultados de pesquisa na saúde física das estudantes universitárias mostram que apesar do estado de saúde geral das estudantes chinesas serem bons, a qualidade no desempenho físico na universidade continua a mostrar uma lenta tendência de queda.

Objetivo

Explorar os efeitos de distintos exercícios sobre os índices de gordura e massa magra de universitárias.

Métodos

60 alunas que participaram de treinamento de aeróbica e jogos de bola no Departamento de Educação Física de uma universidade foram divididas aleatoriamente em grupo de controle e grupo de treinamento, com 30 voluntárias em cada grupo. O grupo experimental realizou treinamento intensivo de aeróbica e treinamento com bola, enquanto nenhuma intervenção foi executada no grupo controle, a coleta e análise dos indicadores foi executada segundo a literatura corrente.

Resultados

Após 8 semanas do protocolo de intervenção, o peso corporal, peso da gordura corporal, peso magro, área de superfície corporal e relação de gordura corporal do grupo controle não tiveram alterações significativas em relação ao período anterior ao experimento (P > 0,05). No grupo de treinamento, o peso da gordura diminuiu significativamente (p<0,01), o peso da massa magra aumentou significativamente (p<0,01), a relação de gordura corporal diminuiu (p<0,01), o peso corporal e a superfície corporal não sofreram alterações significativas (p>0,05). O PTH e FSH no grupo de treinamento foram significativamente maiores do que os do grupo controle (P < 0,05). Com a melhora do nível de exercício aeróbico no grupo experimental, o peso e a espessura da dobra cutânea abdominal no grupo de exercício apresentaram uma tendência de queda.

Conclusão

Há uma correlação geral entre o IMC e o teor de gordura corporal e a sua distribuição corporal em universitárias. Em comparação com os homens, o IMC é mais adequado para descrever o metabolismo de gordura de universitárias. Nível de evidência II; Estudos terapêuticos - investigação dos resultados do tratamento.

Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br