Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do padrão de acuidade visual para cores de acadêmicos da área de saúde em Universidade brasileira

RESUMO

Objetivo:

O objetivo do estudo é analisar a acuidade visual média para cores de estudantes da área de saúde e discutir o impacto das doenças que a afetam nessa população. Deficiências cromáticas interferem de forma significativa no dia a dia de profissionais da área da saúde que necessitam de discernir diferentes matizes em diversas situações de sua prática profissional.

Métodos:

Participaram da pesquisa 64 voluntários, estudantes de cursos da área de saúde da Universidade Federal de Alfenas, sendo que 1 homem foi excluído por não se adequar aos critérios de inclusão. Dois grupos foram analisados, de acordo com o sexo, com o teste de Farnsworth Munsell 100-Hue.

Resultados:

Não houve diferenças significativas entre os olhos e entre os grupos analisados. O padrão de visão de cores encontra-se entre 35 e 40, de acordo com a Pontuação do Erro Total. A questão de gênero não influencia no padrão geral da qualidade de visão de cores de estudantes da área de saúde, quando retirados aqueles que apresentam distúrbios da visão cromática.

Conclusão:

Devem ser realizadas triagens e orientação para estudantes de cursos da área de saúde para que, cientes da sua condição de apresentar algum tipo de distúrbio cromático, possam tomar a decisão adequada sobre qual carreira seguir para que tal limitação não interfira na qualidade de sua vida diária.

Descritores:
Visão de cores; Defeitos da visão cromática; Percepção de cores; Testes de percepção de cores

Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br