Open-access Conhecimento e habilidades para a remoção de corpo estranho extraocular: um estudo com médicos, estudantes de medicina e oftalmologistas

Objetivo:  Identificar o conhecimento e as habilidades de médicos plantonistas generalistas, internos de medicina e percepção dos oftalmologistas sobre a formação acadêmica para a retirada de corpo estranho extraocular.

Métodos:  Estudo transversal descritivo de abordagem qualiquantitativa. Foram incluídos médicos plantonistas do Setor de Emergência de um hospital universitário e uma unidade de pronto atendimento.

Resultados:  O total de participantes foi de 87, sendo 18 médicos plantonistas generalistas, 59 estudantes de medicina e 10 oftalmologistas. Foram utilizados três distintos questionários. Consideraram bom o conhecimento adquirido sobre retirada de corpo estranho extraocular 11,11% dos médicos plantonistas e 3,39% dos estudantes. A maioria dos plantonistas (58,82%) e dos estudantes (76,27%) não se considerava apta para o procedimento. Entre os oftalmologistas, 90% consideraram que a retirada de corpo estranho não deve ser realizada por não oftalmologistas.

Conclusão:  Conclui-se pela necessidade do desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem que possam minimizar as deficiências de conhecimento e as habilidades dos médicos plantonistas e acadêmicos de medicina para a retirada de corpo estranho extraocular em razão da relativa frequência dessa ocorrência em serviços gerais de pronto atendimento.

Descritores:
Corpo estranho extraocular; Educação médica; Educação médica continuada

location_on
Sociedade Brasileira de Oftalmologia Rua São Salvador, 107 , 22231-170 Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (55 21) 3235-9220, Fax: (55 21) 2205-2240 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbo@sboportal.org.br
rss_feed Acompañe los números de esta revista en su lector de RSS
Ir para arriba Notificar error