Acessibilidade / Reportar erro

Comparação entre viscossuplementação e plasma rico em plaquetas em lesões condrais de joelhos de pacientes jovens* Financial Support There was no financial support from public, commercial, or non-profit sources.

Resumo

Objetivo

Comparar o resultado clínico e funcional da aplicação de ácido hialurônico (AH) ou plasma rico em plaquetas (PRP) no tratamento de pacientes jovens portadores de lesões condrais em joelhos, sem artrose.

Métodos

Avaliação clínica e funcional prospectiva de 30 pacientes adultos jovens, com lesão condral no joelho, submetidos a tratamento conservador, com aplicação de AH ou PRP, com seguimento mínimo de 12 meses. Para avaliação, foi utilizado o Western Ontário and McMaster Universities Arthritis Index (WOMAC) e a escala visual analógica (EVA) da dor.

Resultados

Avaliado pelo questionário de WOMAC, o grupo PRP mostrou melhora em todos os pontos de avaliação com significância estatística, já o grupo AH não mostrou melhora nos escores. Com relação à EVA, o PRP também mostrou melhora em todos os pontos de avaliação, e o grupo AH mostrou melhora com 6 e 12 meses. Quando comparados, o grupo PRP foi melhor que o grupo AH em todos os pontos de avaliação, de acordo com a escala de WOMAC, e até 6 meses nos resultados da EVA.

Conclusão

O PRP obteve melhor resultado clínico e funcional quando aplicado em joelhos com lesões condrais de pacientes jovens, sem artrose, avaliado pelo questionário de WOMAC e pela EVA. Este resultado se manteve até 12 meses.

Nível de evidência

Ensaio clínico randomizado (Tipo 2B)

Palavras-chave
ácido hialurônico; cartilagem articular; joelho; plasma rico em plaquetas; viscos-suplementação

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Al. Lorena, 427 14º andar, 01424-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: 55 11 2137-5400 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbo@sbot.org.br