Acessibilidade / Reportar erro

A RBP de cara nova

NOTA DO PRESIDENTE DA ABP

A RBP de Cara Nova

Com o objetivo de fortalecer ainda mais uma posição de destaque, de ser um veículo de referência dentre os periódicos de Psiquiatria e Saúde Mental, começamos 2012 com grandes mudanças e realizações: a revista passa a ser editada e publicada pela editora Elsevier©, empresa líder no mercado de publicação científica profissional, com sede em 24 países e que publica cerca de 2.000 periódicos (dentre eles The Lancet) sendo, ao menos, 20 de Psiquiatria (incluindo a RBP). Logo que assumimos a gestão da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), iniciamos as negociações com a Elsevier© e formalizamos a assinatura do contrato em agosto de 2011. A última edição de 2011 da RBP já saiu com transformações substanciais no projeto editorial e gráfico.

Nos últimos anos, a RBP teve um considerável avanço com sua indexação no MEDLINE e no Institute for Scientific Information (ISI), passos fundamentais para o reconhecimento da revista no meio científico nacional e internacional.1

Agora, ao ser publicada pela Elsevier©, a RBP amplia sua visibilidade internacional atraindo mais leitores e autores, e melhora seus indicadores de qualidade. A RBP é a publicação brasileira com maior fator de impacto dentre os periódicos publicados pela Elsevier© (FI = 1,593), o maior da América Latina e o segundo do hemisfério Sul na área de psiquiatria e neurociências.

Grandes editoras como a Elsevier© usam o fator de impacto (FI) para retratar a importância científica de suas revistas. A Thomson Reuters CorporationTM é a responsável pelo gerenciamento do ISITM, que publica anualmente o Journal Citation Reports© (JCR), obra de referência para a avaliação do impacto das publicações científicas. O FI é medido pelo número médio de citações do periódico em determinado período (biênio anterior).2 É indiscutível que revistas com alto fator de impacto publicadas pela Elsevier© tal como The Lancet, entre outras, tenham grande prestígio no meio científico.

Com a mudança, a plataforma de submissão de artigos passará a ser realizada pela plataforma Elsevier Editorial System © (EES) em uma página exclusivamente dedicada à RBP. Essa migração irá oferecer maior agilidade e eficiência na publicação dos artigos aceitos - que estarão online com maior brevidade após sua aprovação, aumentando sua visibilidade e seu potencial de citações.3 A Elsevier© conta com profissionais altamente qualificados e compromissados, executando traduções para diversos idiomas, copidesque, revisão técnica, diagramação, revisão tipográfica, envio de provas aos autores e conversão digital para indexação.

O novo site da RBP (http://www.rbppsychiatry.org.br e/ou http://www.rbppsiquiatria.org.br) contém todas as informações sobre a revista e pode ser acessado tanto em português como em inglês. O texto completo dos artigos publicados será disponibilizado nos formatos HTML e PDF em inglês com resumos em português aos associados da ABP. Contudo, todo o conteúdo da RBP continuará de acesso livre (open access) no sistema SciELO.

Outras providências também foram tomadas visando a internacionalização da revista: nas edições regulares da revista impressa todos os artigos serão publicados em inglês, os suplementos nos dois idiomas e o nome da revista passará a ser RBP Psychiatry.

Por outro lado, a ABP tem investido intensamente na qualificação e atualização científica através da Revista Debates em Psiquiatria (RDP) que é editada em português e voltada para o clínico, do PEC, do Jornal Psiquiatria Hoje (JPH), do PROPSIQ e, naturalmente, do Congresso Brasileiro de Psiquiatria (CBP). O CBP, através de mesas redondas, sessões de pôsteres e casos clínicos, fóruns e conferências, dentre outras atividades, propicia a seus associados temas de alta relevância e os mais avançados conhecimentos clínicos e de pesquisa em Psiquiatria.4

O congresso conta ainda com convidados de referência internacional tais como o neurocientista Eric Kandel, um dos mais importantes pesquisadores do cérebro humano deste século que ganhou o prêmio Nobel de Medicina com a descoberta dos mecanismos neurais responsáveis pela formação da memória,5 e que em 2011 foi um dos conferencistas do XXIX CBP. Com isso, a atual gestão da ABP (2010-2013) cumpre sua missão de garantir o nível de excelência às suas publicações.

Queremos agradecer aos que fizeram e fazem parte da história da RBP. Com o empenho de todos é que conseguimos os resultados que atingimos hoje. Agradecemos aos Editores da revista e Diretores da ABP, que se dedicam e se dedicaram à RBP , assim como aos membros do Conselho Editorial, pareceristas, autores e, também, ao incentivo dos nossos patrocinadores e ao apoio de agências nacionais de fomento, em especial, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Este apoio foi fundamental e reflete a Psiquiatria que exercemos hoje pelos nossos associados, uma PSIQUIATRIA DE PRIMEIRO MUNDO.

Antônio Geraldo da Silva

Presidente da ABP

Associação Brasileira de Psiquiatria

Referências

  • 1. Bressan RA, Lafer B, Rohde LA, Fleck MP. O desafio dos novos editores da RBP. Rev Bras Psiquiatr. 2008;30(2):93-94.
  • 2. Garfield E. The history and meaning of the journal impact factor. JAMA. 2006;295:90-3.
  • 3. Crippa JA, Bressan RA, Salum GA, Quevedo J, Kieling C, Hoexter MQ, Moriyama T, Chagas MH, Fontenelle L, Polanczyk GV, Fleck MP. Mais um passo para ampliar a internacionalização e a visibilidade da RBP. Rev Bras Psiquiatr. 2011;33(4):317-318.
  • 4. Da Silva AG. Mensagem do Presidente para o Suplemento de Pôsteres do Congresso Brasileiro de Psiquiatria. Rev Bras Psiquiatr. 2011;33(Supl Esp):52-53.
  • 5. Kandel ER. In search of memory: the emergence of a new science of mind. 2006. W.W. Norton & Company: New York, NY, USA. 352p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    18 Jun 2012
  • Data do Fascículo
    Mar 2012
Associação Brasileira de Psiquiatria Rua Pedro de Toledo, 967 - casa 1, 04039-032 São Paulo SP Brazil, Tel.: +55 11 5081-6799, Fax: +55 11 3384-6799, Fax: +55 11 5579-6210 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: editorial@abp.org.br