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Qualidade dos menus infantis em shoppings centers do Brasil

Resumo

Objetivos:

caracterizar a disponibilidade e a qualidade nutricional dos menus infantis nos restaurantes e estabelecimentos de fast-foods em Shoppings Centers no Brasil.

Métodos:

trata-se de um estudo observacional e transversal. Os dados foram coletados nos websites de cada estabelecimento e em aplicativos de vendas de alimentos, com questionário composto por duas seções: Caracterização do estabelecimento e caracterização do menu infantil. A coleta dos dados ocorreu em dez capitais distribuídas nas cinco regiões do Brasil.

Resultados:

foram avaliados 116 menus infantis. Maior número de estabelecimentos foi classifcado como restaurante do que fast-food. Os métodos de cocção mais utilizados nos pratos principais foram grelhados (n=236, 64%) e cozidos (n=74, 20%), e nos acompanhamentos foram cozidos (n=204, 53%) e fritos (n=109, 28%). Apenas 40% (n=46) dos menus continham hortaliças. Menos de 10% (n=sete) ofertavam fruta como sobremesa; 31% (n=36) constavam bebida inclusa no menu infantil; 22% (n=25) ofereciam brindes associados ao menu. Apenas 32 (28%) estabelecimentos apresentavam a combinação feijão e arroz.

Conclusão:

a maioria das opções ofertadas às crianças era de baixa qualidade nutricional, com pouca oferta de hortaliças, frutas e do tradicional feijão e arroz. As bebidas incluídas nos menus, a maioria açucaradas, podem contribuir para uma elevada ingestão energética. Constata-se a necessidade de disponibilizar opções saudáveis e incentivar essas escolhas.

Palavras-chave:
Nutrição da criança; Qualidade dos alimentos; Valor nutritivo; Serviços de alimentação

Abstract

Objectives:

characterize the availability and assess the nutritional quality of children’s menus ofered in regular and fast food restaurants in Brazilian malls.

Methods:

this is an observational and cross-sectional study. Data were collected on the websites of each restaurant and in food sales applications, with a questionnaire consisting of two sections: characterization of the restaurant and characterization of the children’s menu. Data collection took place in ten capitals in the fve regions of Brazil.

Results:

116 children’s menus were evaluated. The study identifed a higher number of regular (n=70, 60%) than fast-food (n=46,40%) restaurants. The cooking methods most used in the main dishes were grilled (n=236, 64%) and boiled (n=74, 20%), and in the side dishes were boiled (n=204, 53%) and fried (n=109, 28%). Only 40% (n=46) of the menus contained vegetables. Less than 10% (n=seven) ofered fruit as dessert, 31% (n = 36) had drinks included in the children’s menu and 22% (n=25) ofered gifts associated with the menu. Only 32 (28%) restaurants had the combination of beans and rice.

Conclusion:

most of the options ofered to children were of low nutritional quality, with low ofer of vegetables, fruits and the traditional beans and rice. The beverages included in the menus, most of them sugary, can contribute to a high-energy intake. There is a need to provide healthy options and encourage these choices.

Key words:
Child nutrition; Food quality; Nutritive value; Food service

Introdução

Há várias décadas que o Brasil enfrenta um cenário marcado pelo aumento do sobrepeso e da obesidade, em todas as faixas etárias, sendo um dos problemas de saúde pública mais prementes, por ser um fator de risco para ampla gama de doenças crônicas.11 Dias PC, Henriques P, Anjos IA, Burlandy I. Obesidade e políticas públicas:concepções e estratégias adotadas pelo governo brasileiro. Cad Saúde Pública. 2017; 33 (7): e00006016.,22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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Os dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), de 2020, apontam que 15,9% das crianças menores de cinco anos e 31,8% das crianças entre cinco e nove anos tinham excesso de peso segundo Índice de Massa Corporal (IMC).33 Ministério da Saúde (BR). Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional: relatórios de acesso público. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2020. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/index.
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As mudanças no comportamento alimentar são relatadas regularmente como um dos principais fatores dessa epidemia. Além dos determinantes biológicos, a forte influência do ambiente no desenvolvimento da obesidade infantil também deve ser considerada, e medidas que incidam no ambiente alimentar devem ser desenvolvidas e apoiadas.11 Dias PC, Henriques P, Anjos IA, Burlandy I. Obesidade e políticas públicas:concepções e estratégias adotadas pelo governo brasileiro. Cad Saúde Pública. 2017; 33 (7): e00006016.

O consumo infantil de refeições em restaurantes e estabelecimentos de fast-foods tem sido associado a uma maior ingestão energética diária, de gordura saturada, sódio e açúcar, causando especulações de que comer fora do lar pode ser um fator importante na prevalência de obesidade infantil.44 Pinto DC, Viegas CA, Rocha A. Quality of kids’ meals in fast-food restaurants: the nutritional content is not enough for an informed choice. Rev Nutr. 2021; 34: e200234. Uma das causas destas associações é que as pessoas subestimam o conteúdo energético dos alimentos do restaurante, e geralmente, não têm acesso imediato à informação nutricional no momento da compra.55 Tandon PS, Zhou C, Chan NL, Lozano P, Couch SC, Glanz K, et al. The impact of menu labeling on fast-food purchases for children and parents. Am J Prev Med. 2011; 41:434-8.

Com o objetivo de promover e contribuir com a formação dos hábitos alimentares saudáveis, a partir de melhores escolhas alimentares, o Ministério da Saúde (MS) lançou O Guia Alimentar para as Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos. Entre os doze passos para uma alimentação saudável para as crianças, o Guia recomenda que seja ofertada uma alimentação adequada e saudável também fora de casa e que os responsáveis sejam críticos com relação à publicidade vinculada à alimentação, visto que a função essencial é aumentar a venda de produtos.66 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf
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Observa-se que muitos restaurantes e estabelecimentos de fast-foods oferecem recompensas, como brinquedos, na escolha de alimentos menos saudáveis, como batata-frita, refrigerante e hambúrguer.77 Lopez NV, Folta SC, Glenn ME, Lynskey VM, Patel AA, Anzman-Frasca S. Promoting healthier children’s meals at quick-service and full-service restaurants: Results from a pilot and feasibility study. Appetite. 2017; 117: 91-7. De acordo com Karageorgiadis,88 Karageorgiadis E. Lanches acompanhados de brinquedos: comunicação mercadológica abusiva dirigida à criança e prática de venda casada. Rev Luso-Bras Direito Consumo. Curitiba: Editora Bonijuris; 2014; 4 (14): 11-39. [access in 2022 mar 7]. Available from: https://core.ac.uk/download/pdf/79118152.pdf
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no “combo” oferecido pelas empresas, o brinde que acompanha o alimento, caracteriza-se por ser exclusivo (não vendido em outro lugar), com disponibilidade de oferta determinada por um período, e, na maior parte das vezes colecionáveis e associados a uma temática (personagem de filme, desenho animado ou história infantil). A autora sinaliza que a distribuição de brinquedos associados a alimentos, conhecida com “venda casada”, interfere nos hábitos alimentares das crianças, transformando a atitude básica e necessária de se alimentar, em uma atitude consumista: estimulando o desejo de comer determinado alimento para adquirir “de graça” o brinde que completa a coleção.

Sendo assim, os restaurantes constituem ambientes que podem influenciar positiva ou negativamente o consumo alimentar entre as crianças. As boas escolhas alimentares em restaurantes têm o potencial de melhorar a qualidade da dieta e atenuar o consumo excessivo de energia contribuindo para moldar hábitos alimentares mais saudáveis.77 Lopez NV, Folta SC, Glenn ME, Lynskey VM, Patel AA, Anzman-Frasca S. Promoting healthier children’s meals at quick-service and full-service restaurants: Results from a pilot and feasibility study. Appetite. 2017; 117: 91-7.

Nesse contexto, o objetivo do estudo foi caracterizar a disponibilidade e avaliar a qualidade nutricional dos menus infantis oferecidos nos restaurantes e estabelecimentos de fast-foods em shoppings centers do Brasil.

Métodos

Foi realizado um estudo observacional de desenho transversal. A coleta de dados ocorreu entre setembro de 2020 e junho de 2021 em restaurantes e estabelecimentos de fast-foods de shopping centers, que ofereciam o serviço de restaurantes ou gastronomia para os clientes, localizados em duas capitais de cada uma das cinco regiões do Brasil, escolhidas de forma aleatória.

Definiu-se como restaurantes os estabelecimentos que ofertam serviços completos e, em geral, com cardápios mais variados, e estabelecimentos de fast-food os serviços rápidos, de conveniência, conforme classificação empregada pelo U.S. Department of Commerce Economics and Statistics Administration (2000).99 U.S. Department of Commerce Economics and Statistics Administration. U.S. Census Bureau. 1997 Economic Census Accommodation and Foodservices. (Subject Series, Jul. 19, 2000). [access in 2022 mar 7]. Available from: https://www2.census.gov/library/publications/economic-census/1997/accomodation-food-services/ec97r72s-sm.pdf
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Foram excluídos do estudo os restaurantes e estabelecimentos de fast-foods encontrados na busca realizada no site de hospedagem Google® mas que por alguma razão não estavam funcionando e aqueles que não apresentaram a opção menu infantil em seus cardápios. E, também, as redes de estabelecimentos que se repetiram na capital e na região.

A Figura 1 exibe um diagrama com o fluxo para identifcação e seleção dos estabelecimentos analisados no estudo. A busca encontrou 1.049 restaurantes e estabelecimentos de fast-foods e 338 possuíam menu infantil.

Figura 1
Fluxograma de identificação e seleção dos estabelecimentos (restaurantes e fast-foods) com menus infantis. Brasil e Regiões, 2021.

Dos estabelecimentos encontrados com menu infantil, algumas redes de estabelecimentos de fast-foods se repetiram entre todas as regiões do Brasil, sendo elas ‘’Bob’s®’’, ‘’Burger King®’’, ‘’Giraffas®’’ e ‘’McDonald’s®’’. O menu infantil desses estabelecimentos de fast-foods não se diferenciava conforme a região.

Após a exclusão dos estabelecimentos que se repetiam por região ou por cidade, obteve-se uma amostra de 116 restaurantes e estabelecimentos de fast-foods com menu infantil analisados.

A coleta de dados foi realizada nos websites de cada restaurante e estabelecimento de fast-food e em aplicativos de vendas de alimentos, a partir da informação que estava publicamente disponível para os consumidores.

O levantamento de dados foi realizado de forma criteriosa e cada estabelecimento avaliado individualmente por duas pesquisadoras devidamente treinadas. As discordâncias, dúvidas e dificuldades na classificação das variáveis foram discutidas e definidas em conjunto com os autores.

Os dados foram coletados utilizando o instrumento validado Questionário para Caracterização dos Menus Kids em Restaurantes aplicado em Portugal, disponibilizado pelos pesquisadores para ser utilizado de forma colaborativa no Brasil1010 Viegas C, Afonso C, Lima JP, Mateus MP, Rocha A. Oferta alimentar de menus infantis em restaurantes de centros comerciais portugueses. Acta Port Nutr. 2020; 21: 10-4. e adaptado para o Brasil. O instrumento era constituído por duas seções: A: Caracterização e localização do estabelecimento, B: Características do Menu Infantil.

O estabelecimento foi classificado conforme a tipologia do menu ofertado que pode se definir por: comida típica de determinado estado ou país, patrimônio cultural e identidade étnica ou culinária; comida tradicional, aquela que não apresenta elemento clássico ou típico e, em geral, segue a tradição regional; outros, para estabelecimentos que não identificam a autenticidade dos menus conforme elementos tangíveis (ingredientes), não possuem identidade étnica ou culinária, ou que combinam mais de uma tipologia.99 U.S. Department of Commerce Economics and Statistics Administration. U.S. Census Bureau. 1997 Economic Census Accommodation and Foodservices. (Subject Series, Jul. 19, 2000). [access in 2022 mar 7]. Available from: https://www2.census.gov/library/publications/economic-census/1997/accomodation-food-services/ec97r72s-sm.pdf
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,1010 Viegas C, Afonso C, Lima JP, Mateus MP, Rocha A. Oferta alimentar de menus infantis em restaurantes de centros comerciais portugueses. Acta Port Nutr. 2020; 21: 10-4.

Quanto às características do menu infantil foram coletadas as seguintes informações: números de opções; itens que o compõem (carne/pescado/ovo, arroz/batata/ massa, hortaliças cruas ou cozidas, sobremesa doce, fruta); presença de algum brinquedo colecionável ou brinde comercial associado (não/sim, se sim, qual); oferta de bebida; exibição de informação sobre alergênicos (não/ sim) e se o menu infantil tem informação nutricional (não/sim).

A qualidade nutricional dos menus infantis dos restaurantes e estabelecimentos de fast-foods foi avaliada comparando os dados coletados por meio do instrumento de coleta e classificados conforme métodos de cocção, presença ou ausência de bebidas e a presença ou ausência de informação nutricional e alergênicos no menu (cardápio).

As variáveis utilizadas no estudo foram: informações nutricionais (Sim ou Não); informações sobre alergênicos (Sim ou Não); oferecimento de brinde comercial ou brinquedo colecionável (Sim ou Não); tipologia (Americano/Árabe/Armênio/Britânico/Francês/ Italiano/ Mexicano/Hamburgueria/Japonês/Tradicional/Uruguaio/ Frutos do Mar/Outros); métodos de cocção (Assado/ Cozido/Cru/Frito/Grelhado/Refogado); tipo de bebidas (Água/Refrigerante/Suco/Outros); opção vegetariana ou vegana (Sim ou Não); sobremesa doce (Sim ou Não); frutas (Sim ou Não).

A análise quantitativa dos dados foi realizada usando o pacote Microsoft Office Excel® e as variáveis descritas em frequências absolutas e relativas.

Resultados

O estudo identificou um maior número de estabelecimentos classificados como sendo do tipo restaurante do que como estabelecimento de fast-food e estes foram classificados de acordo com a sua tipologia, observando-se um maior número de estabelecimentos do tipo tradicional, seguido de hamburgueria. Houve apenas cinco estabelecimentos do tipo “frutos do mar” distribuídos entre as regiões centrooeste, sudeste e sul do Brasil (Tabela 1).

Tabela 1
Oferta de menu infantil em restaurantes e estabelecimentos de fast-foods de acordo com a tipologia da refeição. Brasil e Regiões, 2021.

Os produtos oferecidos no menu como prato principal mais frequentes foram o frango grelhado ou empanado (60%), a carne bovina grelhada ou empanada (57%), hambúrguer/cheeseburger (44%), as massas (25%) e o peixe grelhado ou empanado (16%).

Como acompanhamento, a opção de batata frita foi a mais frequente, sendo ofertada em 78% dos estabelecimento. Outra opção que apareceu com frequência foi o arroz branco (57%), seguido do feijão (28,0%) e da salada (27,0%), sendo a maioria dos ingredientes alface, tomate, cenoura e repolho. A opção de purê de batata estava presente em 23% dos estabelecimentos.

Apenas 40% dos menus ofereceram hortaliças adicionadas à refeição e 28% apresentavam a combinação feijão e arroz como opção (Tabela 2).

Tabela 2
Caracterização dos menus infantis quanto à oferta de alimentos no cardápio, brindes colecionáveis e presença de informações nutricionais e alergênicos. Brasil e Regiões, 2021.

Em 20 estabelecimentos verificou-se a presença de pescado, sendo a opção principal filé de peixe grelhado (65%), seguido de peixe empanado frito (50%). Um dos estabelecimentos japoneses oferecia sushi (sashimi de salmão - preparação crua e hot-filadélfia - preparação frita) em seu menu infantil. Os outros restaurantes japoneses ofertavam preparações como yakisoba, arroz japonês, carne, frango e peixe.

Nenhum restaurante ou estabelecimento de fast-food apresentou opção vegetariana e/ou vegana no menu infantil (Tabela 2).

Observa-se, na Tabela 2, que 15 estabelecimentos ofereceram sobremesa doce como parte do menu infantil. As opções de sobremesa disponibilizadas foram: milkshake; sorvete com calda; ‘’Danoninho®’’; ‘’Kinder Ovo®’’; e mini churros com doce de leite. Apenas dois estabelecimentos, um restaurante e um de fast-food, que se repetiram entre as regiões, ofereciam fruta (maçã ou fruta da estação) como sobremesa, sendo que o restaurante ofertava a fruta ou uma sobremesa doce.

Verificou-se que 31% dos estabelecimentos continham bebidas incluídas no preço do menu (Tabela 2). A opção mais frequente era o suco natural (de laranja ou não especificado) e o industrializado, seguido do refrigerante. A água foi ofertada somente no ‘’McDonald’s®’’. Outras opções de bebida observadas nos menus foram a água de coco e o chá gelado.

Quanto às ofertas associadas aos menus infantis, identificou-se que 22% dos estabelecimentos pesquisados contavam com brindes associados (Tabela 2), todos brinquedos colecionáveis.

Detectaram-se mais estabelecimentos que disponibilizavam informações nos menus referentes aos alergênicos (31%) do que informações nutricionais (26%) (Tabela 2). Ressalta-se que apenas uma rede de restaurantes, presente nas regiões Norte e Sudeste, disponibilizava as fichas técnicas das preparações com informação nutricional completa no site da empresa.

No que se refere aos principais métodos de cocção utilizados nas preparações destinadas aos menus infantis (Tabela 3), observou-se que 64% das opções ofertadas para o prato principal eram grelhadas, distribuídas entre as opções de bifes (bovino/frango), filés de peixe e hambúrgueres. Com percentagens inferiores (20%) constatou-se as opções de prato principal cozidas, sobretudo preparações com massas, normalmente acompanhadas de molhos à base de gordura (queijos), seguidas da preparações fritas (11%) e dos assados (5%). No que diz respeito aos acompanhamentos, o método de cocção mais utilizado foi o cozimento (53%), que corresponde as preparações arroz, purê de batata e massas, seguido da fritura (28%), utilizado na cocção de batata, polenta e ovo.

Tabela 3
Métodos de cocção das preparações ofertadas no prato principal e acompanhamento dos menus infantis dos restaurantes e estabelecimentos de fast-foods. Brasil e Regiões, 2021.

A oferta de alimentos crus foi encontrada em 11% das opções e referiu-se às saladas como alface, tomate, cenoura, repolho e o sashimi de salmão.

Discussão

A oferta alimentar dos menus infantis estudados caracteriza-se por frango e carne vermelha, hambúrgueres e cheeseburgers, batata frita e arroz branco, associada à inexistência ou baixa oferta de hortaliças, de frutas, de leguminosas e de cereais integrais. Diferentes estudos demonstram que este tipo de oferta está associado a valores elevados de gordura saturada e trans, sódio e açúcar, coincidindo com a alta densidade energética e baixa densidade de fibras e micronutrientes.44 Pinto DC, Viegas CA, Rocha A. Quality of kids’ meals in fast-food restaurants: the nutritional content is not enough for an informed choice. Rev Nutr. 2021; 34: e200234.,1111 Uechi K. Nutritional quality of meals ofered to children (kids’ meals) at chain restaurants in Japan. Public Health Nutr. 2018 Dec; 21 (17): 3101-10.,1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82. Ainda, relatam que as refeições destinadas às crianças, em restaurantes e estabelecimentos de fast-foods são de baixa qualidade nutricional, com alimentos ricos em gordura e que a maioria fornece pouca fruta, hortaliças, leguminosas ou opções com baixo teor de gordura.44 Pinto DC, Viegas CA, Rocha A. Quality of kids’ meals in fast-food restaurants: the nutritional content is not enough for an informed choice. Rev Nutr. 2021; 34: e200234.,1111 Uechi K. Nutritional quality of meals ofered to children (kids’ meals) at chain restaurants in Japan. Public Health Nutr. 2018 Dec; 21 (17): 3101-10.,1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82.,1313 Silva NA, Monteiro MCC, Pinto AMS. Quality assessment of children’s menus served in commercial restaurants in view of the new food classifcation in the Food Guide for the Brazilian Population. Demetra. 2021; 16: e59748.

A oferta alimentar, nos estabelecimentos avaliados, não cumpre com as principais recomendações alimentares propostas pelo Guia Alimentar para as Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos66 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf
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e pelo Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB).22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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Estudo realizado em restaurantes de shopping centers de quatro cidades da Baixada Santista de São Paulo, concluiu que a elaboração dos cardápios infantis necessitava de um acompanhamento mais rigoroso para a adequação das preparações às recomendações dos Guias.1313 Silva NA, Monteiro MCC, Pinto AMS. Quality assessment of children’s menus served in commercial restaurants in view of the new food classifcation in the Food Guide for the Brazilian Population. Demetra. 2021; 16: e59748.

Outro dado encontrado foi a maior oferta de opções de carne vermelha e frango comparada com pescado e nenhuma alternativa de preparação vegetariana/vegana como fonte de proteína. Estudo multicêntrico realizado por Viegas et al.1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82. avaliou 192 menus infantis em Portugal (46 menus), Chile (66 menus), Hungria (15 menus), Croácia (10 menus) incluindo o Brasil (57 menus), e também observou, em todos os países estudados, que havia maior oferta de carnes vermelhas e menor oferta de peixes, com uma tendência a preparações fritas. O consumo de carne é associado à fonte adequada e efciente de proteína, sendo uma cultura já estabelecida e podendo resultar na baixa oferta de pescado.1414 Schösler H, Boer J. Towards more sustainable diets: Insights from the food philosophies of “gourmets” and their relevance for policy strategies. Appetite. 2018 Aug; 127: 59-68. O GAPB desmistifca a ideia da carne como única fonte de proteína.22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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,1515 Triches RM. Dietas saudáveis e sustentáveis no âmbito do sistema alimentar no século XXI. Saúde Debate. 2020; 44 (126): 881-94.

Um dado preocupante foi a pouca oferta de hortaliças nos menus dos estabelecimentos, uma vez que o consumo desses alimentos pela população infantil é baixo. Cabe lembrar que estímulo ao consumo deve ser realizado em diversos contextos, como em casa, nas escolas e nos restaurantes, para garantir um aporte adequado,22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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,77 Lopez NV, Folta SC, Glenn ME, Lynskey VM, Patel AA, Anzman-Frasca S. Promoting healthier children’s meals at quick-service and full-service restaurants: Results from a pilot and feasibility study. Appetite. 2017; 117: 91-7.,1313 Silva NA, Monteiro MCC, Pinto AMS. Quality assessment of children’s menus served in commercial restaurants in view of the new food classifcation in the Food Guide for the Brazilian Population. Demetra. 2021; 16: e59748. assim como para contribuir com a formação dos hábitos alimentares. O baixo consumo de hortaliças, associado à alta ingestão de proteína de origem animal, de gordura saturada e do açúcar, contribui para o aumento do sobrepeso e obesidade, um problema de saúde mundial.44 Pinto DC, Viegas CA, Rocha A. Quality of kids’ meals in fast-food restaurants: the nutritional content is not enough for an informed choice. Rev Nutr. 2021; 34: e200234.,1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82.,1414 Schösler H, Boer J. Towards more sustainable diets: Insights from the food philosophies of “gourmets” and their relevance for policy strategies. Appetite. 2018 Aug; 127: 59-68.,1515 Triches RM. Dietas saudáveis e sustentáveis no âmbito do sistema alimentar no século XXI. Saúde Debate. 2020; 44 (126): 881-94.,1616 World Health Organization (WHO). Global action plan for the prevention and control of noncommunicable diseases 2013- 2020 [Internet]. 2013. [access in 2022 mar 7]. Available from: https://apps.who.int/iris/handle/10665/94384
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O elevado consumo de bebidas açucaradas pela população infantil é mais uma preocupação.1717 Maximino P, Barbosa AS, Viana NP, Morimoto JM, Nogueira LR, Machado RHV, et al. Crianças com dificuldades alimentares apresentam um consumo excessivo de bebidas açucaradas. Arq Ciênc Saúde. 2019 Nov; 26 (2): 111-59. Neste estudo, apenas um estabelecimento (que se repetiu entre as regiões) apresenta água como opção, os outros oferecem alternativas ricas em açúcar, como refrigerantes, sucos e chás. Alguns autores associam o consumo destes tipos de bebidas a obesidade, doença cardiovascular, diabetes tipo 2, entre outras patologias.1717 Maximino P, Barbosa AS, Viana NP, Morimoto JM, Nogueira LR, Machado RHV, et al. Crianças com dificuldades alimentares apresentam um consumo excessivo de bebidas açucaradas. Arq Ciênc Saúde. 2019 Nov; 26 (2): 111-59.,1818 Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria.O lado oculto das bebidas açucaradas no Brasil. Alcaraz A, Vianna C, Bardach A, Espinola N, Perelli L, Balan D, et al. Buenos Aires, Argentina; Nov 2020. [access in 2022 mar 7]. Available from: https://actbr.org.br/uploads/arquivos/IECS-e-Infograf%CC%81as-bebidas-azucaradas-Brasil.pdf
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Além disso, segundo Alcatraz et al.,1818 Instituto de Efectividad Clínica y Sanitaria.O lado oculto das bebidas açucaradas no Brasil. Alcaraz A, Vianna C, Bardach A, Espinola N, Perelli L, Balan D, et al. Buenos Aires, Argentina; Nov 2020. [access in 2022 mar 7]. Available from: https://actbr.org.br/uploads/arquivos/IECS-e-Infograf%CC%81as-bebidas-azucaradas-Brasil.pdf
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o consumo dessas bebidas é responsável por mais de 721 mil casos de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes no Brasil. Disponibilizar estas bebidas a parte do menu, com um valor extra, seria uma forma de limitar o consumo e promover a ingestão de água.1010 Viegas C, Afonso C, Lima JP, Mateus MP, Rocha A. Oferta alimentar de menus infantis em restaurantes de centros comerciais portugueses. Acta Port Nutr. 2020; 21: 10-4.

Nos menus analisados, chamou atenção a maior oferta de sobremesa doce do que de frutas. Estudos mostraram que os açúcares adicionados podem aumentar o risco de hipertensão arterial sistêmica e triglicerídeos elevados em crianças.1919 Kell KP, Cardel MI, Bohan Brown MM, Fernández JR. Added sugars in the diet are positively associated with diastolic blood pressure and triglycerides in children. Am J Clin Nutr. 2014 Jul; 100 (1): 46-52.,2020 Te Morenga LA, Howatson AJ, Jones RM, Mann J. Dietary sugars and cardiometabolic risk: systematic review and metaanalyses of randomized controlled trials of the efects on blood pressure and lipids. Am J Clin Nutr. 2014 Jul; 100 (1): 65-79. Estas sobremesas doces, por serem industrializadas, também são ricas em gordura trans, com elevado valor energético, o que também é um fator de risco para doenças crônicas, inclusive a obesidade.2121 Ygnatios NTM, Lima NN, Pena GG. Avaliação qualitativa das preparações do cardápio de uma escola privada em um município do interior de Minas Gerais. Rev Assoc Bras Nutr. 2017; 8(1): 82-9. A baixa oferta de frutas requer atenção e exige ações para o aumento desse consumo, uma vez que as frutas são essenciais para o desenvolvimento infantil e um fator protetor contra o desenvolvimento da obesidade.22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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Vinte e cinco estabelecimentos ofereciam brindes colecionáveis associados a um “combo” promocional infantil. Essa opção, por despertar o desejo de aquisição do brinquedo ou de toda a coleção, pode se tornar a principal razão para a compra. Associado a isso, está o estímulo ao consumo habitual e excessivo de produtos industrializados e ultraprocessados com baixa qualidade nutricional, altos teores de sódio, açúcar e gorduras, visto que na maioria das vezes estes produtos compõem o “combo”.1010 Viegas C, Afonso C, Lima JP, Mateus MP, Rocha A. Oferta alimentar de menus infantis em restaurantes de centros comerciais portugueses. Acta Port Nutr. 2020; 21: 10-4. Há vários caminhos promissores como a associação de um brinde à escolha de uma opção saudável.1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82. Um exemplo disso é a lei do condado de Santa Clara (Estados Unidos), que restringe a distribuição de brinquedos com refeições que não atendam aos critérios nutricionais.2222 Otten JJ, Hekler EB, Krukowski RA, Buman MP, Saelens BE, Gardner CD, et al. Food marketing to children through toys: response of restaurants to the frst U.S. toy ordinance. Am J Prev Med. 2012 Jan; 42 (1): 56-60. Ademais, um estudo com 337 crianças realizado em Ontário no Canadá, mostrou que quando os brinquedos são oferecidos apenas com as refeições que atendem aos critérios nutricionais, há uma propensão para escolherem as opções mais saudáveis.2323 Hobin EP, Hammond DG, Daniel S, Hanning RM, Manske S. The Happy Meal(R) efect: the impact of toy premiums on healthy eating among children in Ontario, Canada. Can J Public Health. 2012; 103 (4): e244-8.

Quanto às informações nutricionais e de alergênicos dos alimentos, encontrou-se que eram disponibilizadas por menos da metade dos estabelecimentos. Por não ser uma prática comum, isso acaba dificultando as escolhas alimentares dos consumidores quando se alimentam fora do lar,55 Tandon PS, Zhou C, Chan NL, Lozano P, Couch SC, Glanz K, et al. The impact of menu labeling on fast-food purchases for children and parents. Am J Prev Med. 2011; 41:434-8. pois há uma tendência para consumo de alimentos saudáveis quando são disponibilizadas informações nutricionais nos restaurantes.55 Tandon PS, Zhou C, Chan NL, Lozano P, Couch SC, Glanz K, et al. The impact of menu labeling on fast-food purchases for children and parents. Am J Prev Med. 2011; 41:434-8.,2424 Maestro V, Salay E. Informações nutricionais e de saúde disponibilizadas aos consumidores por restaurantes comerciais, tipo fast food e full service. Ciênc Tecnol Alimentos (Campinas).2008 Dez; 28 (Supl.): 208-16.,2525 Oliveira RC, Proença RPC, Salles RK. O Direito à Informação Alimentar e Nutricional em Restaurantes: uma revisão. Demetra. 2012 Jun; 7(1): 47-58. A disponibilização de informação nutricional é obrigatória para alimentos embalados no Brasil e em diversos países, entretanto é facultativa para alimentos comercializados em restaurantes e estabelecimentos de fast-foods.2424 Maestro V, Salay E. Informações nutricionais e de saúde disponibilizadas aos consumidores por restaurantes comerciais, tipo fast food e full service. Ciênc Tecnol Alimentos (Campinas).2008 Dez; 28 (Supl.): 208-16.,2525 Oliveira RC, Proença RPC, Salles RK. O Direito à Informação Alimentar e Nutricional em Restaurantes: uma revisão. Demetra. 2012 Jun; 7(1): 47-58. Embora a informação nutricional e para alergênicos tem-se tornado obrigatória em restaurantes dos EUA desde 2018, em regiões do Canadá desde 2015, na Austrália a partir de 2010 e analisada no Reino Unido, ainda não é uma realidade em países das Américas e da Europa.2626 Marty L, Reed SM, Jones AJ, Robinson E. Increasing availability of lower energy meals vs. energy labelling in virtual fullservice restaurants: two randomized controlled trials in participants of higher and lower socioeconomic position. BMC Public Health. 2021 May; 21 (1): 975.

Apesar da combinação feijão e arroz ser muito popular no Brasil e ainda permanecer presente nas refeições dos brasileiros que privilegiam alimentos in natura ou minimamente processados,22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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,66 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf
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a realidade tem mostrado cada vez menos essa prática. Neste trabalho, apenas 28% dos estabelecimentos ofertavam esta opção, dado que corrobora com o estudo de Viegas et al.1212 Viegas C, Lima J, Afonso C, Toth AJ, Illés CB, Bittsánszky A, Satalic Z,et al. Children’s menus in shopping centre restaurants: a multicentric study. Brit Food J. 2021 Nov; 124 (10): 3169-82. conduzido em cinco diferentes países, que mostra que o Brasil é o único país que oferta a leguminosa nos menus infantis, porém em somente 25% dos menus avaliados.

O GAPB22 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para a população brasileira. 2nd ed. atualizada [versão eletrônica] Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/miolo_guia_ajustado2019_2.pdf
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e Guia Alimentar para as Crianças Brasileiras66 Ministério da Saúde (BR). Guia alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2019. [access in 2022 mar 7]. Available from: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf
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aconselham o resgate e a valorização da dieta tradicional brasileira, baseada em preparações combinadas de cereais e leguminosas (arroz e feijão), frutas, legumes e verduras e orientam a “dar preferência, quando fora do lar, a locais que servem refeições feitas na hora’’, evitando, assim, redes de estabelecimentos de fast-food e o consumo de alimentos ultraprocessados.

À luz da epidemia de sobrepeso e obesidade infantil, melhorar a qualidade nutricional das refeições das crianças é uma prioridade importante. Os esforços também devem considerar formas de incentivar boas escolhas alimentares e possibilitar avaliar o ambiente alimentar pelas famílias, pelos proprietários dos restaurantes e pelos profissionais da saúde. Uma ferramenta simples e de baixo custo como a Kids’ Menu Healthy Score (KIMEHS) desenvolvida por Rocha et al.,2727 Rocha A, Viegas C. KIMEHS - Proposal of an Index for Qualitative Evaluation of Children’s Menus - A Pilot Study. Foods. 2020 Nov; 9 (11): 1618. poderia ser uma boa estratégia para educar os consumidores sobre escolhas alimentares saudáveis, influenciar o ambiente alimentar e promover uma padrão alimentar adequado à saúde.

Os resultados deste trabalho sinalizam à necessidade de disponibilizar opções saudáveis nos menus infantis e, ainda, incentivar, informar e permitir avaliar essas escolhas pelos responsáveis pelo oferecimento e pelo consumidor. Esta pode ser considerada uma estratégia de promoção da saúde e um diferencial para o estabelecimento. Neste sentido, a presença de um nutricionista, além de contribuir com a oferta de um alimento seguro, poderá auxiliar significativamente com a elaboração de cardápios, saudáveis, nutritivos, atrativos e, principalmente, saborosos para esse público.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Jun 2023
  • Data do Fascículo
    2023

Histórico

  • Recebido
    26 Maio 2022
  • Revisado
    26 Out 2022
  • Aceito
    08 Nov 2022
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