Acessibilidade / Reportar erro

Mudança da concepção materna sobre a amamentação

Resumo

Objetivos:

analisar as concepções maternas sobre as condições de estímulo e de desestímulo à amamentação antes e após intervenção educativa.

Métodos:

estudo de intervenção do tipo pré-teste/pós-teste realizado com 113 mulheres atendidas no serviço público de saúde. Aplicou-se questionário adaptado transculturalmente que identificava as concepções de gestantes sobre as condições de estímulo e de desestímulo à amamentação. O efeito da intervenção foi verificado por meio da avaliação dos escores do Equilíbrio de Decisão antes e após intervenção.

Resultados:

houve redução no escore geral das condições de desestímulo e aumento no escore geral das condições de estímulo (p<0,001). Na avaliação de cada condição de desestímulo, observou-se redução significativa nos escores das afirmativas "dar de mamar no peito faz o peito ficar caído" (p=0,003), "eu penso que meus seios são pequenos para ter leite suficiente para o meu bebê" (p=0,001). Quanto às condições de estímulo houve aumento significativo no escore das afirmativas "dar de mamar no peito é bom para mim" (p=0,006), "dar de mamar no peito pode me ajudar a perder peso" (p=0,013), "dar de mamar no peito é fácil" (p=0,004).

Conclusões:

a intervenção resultou em mudança das concepções maternas sobre a amamentação e pode ser uma estratégia interessante na promoção da amamentação nos serviços de saúde.

Palavras-chave
Aleitamento materno; Comportamento materno; Estudos de intervenção

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br