Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da implantação do fornecimento de leite humano para prematuros em unidade de terapia intensiva neonatal

Resumo

Objetivos:

avaliar o fornecimento de leite humano de forma exclusiva aos prematuros em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e a influência dos contextos externo e organizacional no grau de implantação dessa intervenção.

Métodos:

trata-se de uma avaliação de implantação com análise dos contextos externo (situação sociodemográfico das mães, rede de apoio e marketing da indústria) e organizacional (pertencente à unidade hospitalar). Para definir o grau de implantação, foi utilizada a Matriz de Análise e Julgamento, considerando a dimensão conformidade, e as subdimensões disponibilidade e qualidade técnico-científica. Os dados utilizados foram obtidos por meio de entrevistas, questionários semiestruturados e análise de documentos da instituição.

Resultados:

o grau de implantação da intervenção foi de 80,74%, mostrando-se satisfatório, com destaque para a subdimensão qualidade técnico-científica.

Conclusões:

o sucesso no fornecimento de leite humano está atrelado às políticas públicas, ao apoio e orientações oferecidos às mães na unidade hospitalar, disponibilidade de rede de apoio, conhecimento das mães acerca dos benefícios do aleitamento materno, infraestrutura adequada e disponibilidade de insumos. Os prematuros estarem internados em hospital amigo da criança contribuiu para a implantação da intervenção.

Palavras-chave
Leite humano; Recém-nascido prematuro; Unidade de terapia intensiva neonatal; Serviços de saúde materno-infantil; Avaliação em saúde

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br