Acessibilidade / Reportar erro

Assistência e fatores educacionais associados a sífilis congênita em uma maternidade referência: um estudo caso-controle

Resumo

Objetivos:

investigar as informações recebidas pela gestante considerando fatores assis-tenciais e educacionais sobre sífilis e a suas associações com o diagnóstico de sífilis congênita em uma maternidade de referência.

Métodos:

estudo caso-controle realizado em maternidade de referência em Minas Gerais, Brasil, de 2017 a 2018. Grupo caso incluiu mães de recém-nascidos com sífilis congênita presuntiva e o grupo Controle foi considerado mães de recém-nascidos saudáveis. Variáveis clínicas, obstétricas e informações sobre a abordagem educacional materna sobre a sífilis durante a assistência no pré-natal foram obtidas por meio de entrevista e prontuário. Análises descritivas e comparativas foram realizadas. Calculou-se o teste do qui-quadrado ou exato de Fisher e a razão de chances, seguido de regressão logística multivariada.

Resultados:

sessenta mães foram incluídas no grupo caso e 120 mães foram incluídas no grupo controle. As mães do grupo caso apresentavam menor escolaridade e tiveram 24 vezes mais chances de ter informações sobre os riscos da sífilis congênita e cinco vezes mais chances de ter recebido tratamento anterior para sífilis e as mães do grupo controle tiveram 10 vezes mais chances de receber informações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis durante a assistência no pré-natal.

Conclusão:

a assistência a saúde adequada identificando história previa de sífilis da gestante e educação em saúde com melhores informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis podem ajudar na prevenção de sífilis congênita, o que indica necessidade de melhor abordagem pelos profissionais durante a assistência pré-natal.

Palavras-chave:
Sífilis; Sífilis congênita; Saúde da mulher; Educação em saúde

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br