Acessibilidade / Reportar erro

Excesso de peso materno e sua relação com os índices antropométricos infantis

Resumo

Objetivos:

investigar a relação do excesso de peso materno com índices antropométricosinfantis, identificando a interação da idade da criança.

Métodos:

estudo transversal com mães e seus filhos menores de 2 anos. Calculou-se o índice de massa corporal (IMC), relação cintura quadril e relação cintura estaturadas mães. Nas crianças, calculou-se os índices estatura/idade (E/I), índice de massa corporal/idade (IMC/I), peso/estatura (P/E) e peso/idade (P/I). Comparou-se as médias dos índices antropométricos das crianças com excesso de peso e risco cardiometabólico materno. Correlacionou-se índices antropométricos infantis e maternos. Modelos de regressão linear foram propostos. Foi investigada interação da idade da criança com variáveis antropométricas da díade.

Resultados:

as médias do IMC/I e P/E foram maiores em filhos de mães com excesso de peso e as médias do IMC/I, P/E e P/I foram maiores quando mães apresentaram risco aumentado para doenças cardiometabólicas. Verificou-se associação do peso e estatura materna com o índice P/I; do IMC materno com P/E; da estatura materna com E/I; do peso, IMC e perímetro da cintura materna com IMC/I. A idade das crianças não interagiu com os parâmetros avaliados.

Conclusão:

crianças menores de 2 anos, cujas mães têm excesso de peso, tendem a apresentar alteração no peso, independente da idade.

Palavras-chave
Criança; Mães; Estado nutricional; Antropometria

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br