Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados ao desmame precoce e padrão espacial do aleitamento materno em território na Zona da Mata de Pernambuco, Brasil

Resumo

Objetivos:

avaliar os fatores associados ao desmame precoce e o padrão de distribuição espacial do aleitamento materno no território de adscrição de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Métodos:

estudo analítico transversal realizado com 47 mães de crianças menores de dois anos em uma UBS, de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. A associação entre as variáveis independentes e o desmame precoce foi verificada por meio de análise bivariada e multivariada. Para análise espacial dos casos de aleitamento materno, empregou-se a técnica de densidade de Kernel, buffers de proximidade dos endereços das participantes à Unidade de Saúde e mapa de fluxo.

Resultados:

a prevalência de desmame precoce foi de 61,7% (IC95%= 47,8-75,6). Os fatores associados ao desmame precoce foram: distância da residência para a UBS maior de 500 metros, não ser primípara, não participação no grupo educativo de gestante durante o pré-natal e o uso de mamadeira. Receber bolsa família e residir em domicílio com água encanada constituíram fator de proteção a esse desfecho. Encontrou-se dois aglomerados de casos de desmame precoce em locais mais afastados da UBS.

Conclusões:

houve alta prevalência de desmame precoce e associação deste desfecho com o deslocamento domicílio-unidade de saúde, primiparidade, não participação da gestante em atividades educativas durante o pré-natal e utilização de mamadeira.

Palavras-chave:
Aleitamento materno; Desmame; Estratégia saúde da família; Análise espacial

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br