Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da universalidade do acesso à saúde através dos sistemas de informações assistenciais do SUS: Brasil, 1995 e 1998

Evaluation of universal access to health care through the SUS health care in formation system: Brazil, 1995 and 1998

Resumo

Objetivos:

este artigo avalia a universalidade da assistência do Sistema Onico de Saúde (S US) à saúde através do acesso aos diferen tes níveis de complexidade ambulatoriais e hospitalares.

Métodos:

como fonte de informações, utilizaram-se os bancos de dados dos Sistemas de Informações Ambulatoriais e Hospitalares (SIA/S US e SIH/S US). A universalidade foi analisada através de indicadores de cobertura e concentração de procedimentos por habitante/ano, observando a evolução do acesso entre 1995 e 1998 nas regiões do Brasil.

Resultados:

os resultados demonstraram uma redução das internações e elevação da produção ambulatorial e dos gastos totais com assistência à saúde. Entretanto, o crescimento não foi redistributivo, mantendo a concentração nas regiões Sul e Sudeste, principalmente nos procedimentos de maior custo/complexidade.

Conclusões:

concluiu-se que, embora tenham ocorrido avanços no acesso ao sistema, sobretudo na atenção básica, os princípios constitucionais da universalidade e da eqüidade ainda são objetivos a serem alcançados na assistência à saúde do país.

Palavras-chave
Acesso aos serviços de saúde; Assistência à; saúde; Sistemas de informações em saúde

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br