Bobo et al.77 Bobo E, Lin L, Acquaviva E, Caci H, Franc N, Gamon L, et al. [How do children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) experience lockdown during the COVID-19 outbreak?]. Encephale. 2020 Jun; 46 (3S): S85-S92. 2020 (França) |
Observacional (coorte prospectivo) 435 infantojuvenis (377M; 58F) com idades entre 3 e <20 anos. |
533 pais / mães |
1) Estado de saúde mental; 2) condições ambientais de confinamento; 3) sentimentos sobre a oferta e continuidade do cuidado. |
Questionário com perguntas abertas e fechadas |
34,71% dos pais relataram piora no comportamento de seus filhos; 34,33% não observaram mudanças perceptíveis e 30,96% notaram uma melhora geral no comportamento. Relataram, também, redução da ansiedade; melhora da autoestima, dos problemas de atenção e da agitação do filho. Em contrapartida, descreveram aumento da oposição ou agressividade, de distúrbios do sono e emocionais, e sintomas de TDAH. O acompanhamento da escolaridade foi o maior desafio enfrentado pelos pais durante o confinamento. |
1) Influência dos resultados devido à subjetividade dos pais; 2) o desenho do estudo não permite formular relações causais entre o confinamento e a evolução do estado da criança com TDAH. |
Nonweiler et al.1212 Nonweiler J, Rattray F, Baulcomb J, Happé F, Absoud M. Prevalence and Associated Factors of Emotional and Behavioural Difficulties during COVID-19 Pandemic in Children with Neurodevelopmental Disorders. Children (Basel). 2020 Sep; 7 (9): 128. 2020 (Reino Unido) |
Observacional (transversal) 453 infantojuvenis (320M; 133F), com idade entre 4 a 15 anos. |
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1) Sintomas depressivos dos pais e as diferentes estratégias de enfrentamento usadas por eles para lidar com o confinamento durante a pandemia; 2) aspectos emocionais, comportamentais e cognitivos da criança com TDAH. |
SDQ |
Ao comparar a uma coorte de saúde mental pré-COVID-19, os escores da amostra clínica evidenciam pior saúde mental em sintomas emocionais, hiperatividade e comportamento pró-social. Em comparação com os controles neurotípicos, as crianças com distúrbios de neurodesenvolvimento apresentaram maior prevalência de sintomas emocionais, maiores problemas de conduta e menores comportamentos pró-sociais. As crianças com TDAH apresentaram problemas de conduta inflados. |
1) O desenho do estudo não avaliou como os comportamentos de crianças com TDAH mudaram em relação aos da população em geral; 2) indivíduos sem acesso à internet e que não falam francês não foram representados pela amostra; 3) os níveis de depressão dos pais relatados são apenas uma subestimação da extensão da depressão experimentada durante o confinamento; 4) influência dos resultados devido à subjetividade dos pais. |
Zhang et al.1313 Zhang J, Shuai L, Yu H, Wang Z, Qiu M, Lu L, et al. Acute stress, behavioural symptoms and mood states among school-age children with attention-deficit/hyperactive disorder during the COVID-19 outbreak. Asian J Psychiatr. 2020 Jun; 51: 102077. 2020 (China) |
Observacional (transversal) 241 crianças e adolescentes (194M; 47F), com idade entre 6 e 15 anos. |
241 pais / mães |
1) Mudanças no estilo de vida devido ao confinamento, incluindo impactos no trabalho dos pais, finanças e relações sociais; 2) diferenças na saúde física infantil, uso da mídia e saúde mental, antes e durante a pandemia; 3) alterações ou barreiras aos cuidados de saúde durante o confinamento; 4) tempo de alocação das atividades das crianças; 5) status de humor dos pais e filhos; 6) impactos que o uso de mídia teve nas crianças com TDAH. |
SNAP-IV e CSDC |
53,94% dos pais relataram que a capacidade dos filhos de manter o foco piorou; 67,22% relataram aumento da frequência de raiva. Por outro lado, mais da metade dos pais relataram que os comportamentos das crianças em outros domínios melhoraram ou mantiveram o nível. Os sintomas de TDAH diminuíram com o maior tempo de estudo. |
1) Influência dos resultados devido a subjetividade dos pais sobre a vida da criança e/ou adolescentes no período pré e pandêmico; 2) não se pode comparar os efeitos do confinamento entre crianças com TDAH versus crianças na população em geral, com outros transtornos do neurodesenvolvimento e/ou de saúde mental; 3) não foram usadas ferramentas padronizadas de diagnóstico de TDAH e de condições comórbidas; 4) possível viés da amostra ser composta por indivíduos com interesse relativamente alto em busca de ajuda; 5) indivíduos sem acesso à internet não foram representados pela amostra. |
Shuai et al.1414 Shuai L, He S, Zheng H, Wang Z, Qiu M, Xia W, et al. Influences of digital media use on children and adolescents with ADHD during COVID-19 pandemic. Global Health. 2021 Apr; 17 (1): 48. 2021 (China) |
Observacional (transversal) 192 infantojuvenis (140M; 52F), com idades entre 8 e 16 anos. |
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1) Sintomas de dependência do uso de telefones celulares; 2) gravidade dos sintomas de TDAH, transtorno desafiador de oposição, transtorno de conduta e de problemas emocionais; 3) comportamentos na vida diária dos filhos; 4) características ambientais e sociais; 5) saúde mental. |
SQPMPU, IAT, SNAP, BRIEF, ASLEC, FES-CV, SLMS, DSRSC, SCARED e HQIP |
O grupo TDAH com problemas de uso em mídia digital (PUMD) teve sintomas significativamente piores para desatenção, desafiador de oposição, conduta problema e problema emocional, mostrando, consideravelmente mais distúrbios de eventos de vida para pressão de relacionamento e pressão de aprendizado em comparação com o grupo TDAH sem PUMD. Além disso, também tiveram mais problemas significativos na motivação de aprendizagem, incluindo iniciativa, consciência e meta. |
1) Quantitativo pequeno de amostra clínica; 2) uso de questionário não padronizado; 3) os dados foram relatados pelas mães, e não diretamente pelas crianças; 4) a relação entre comportamentos alterados entre crianças com TDAH e seu status de medicação não foi testada diretamente. |
Swansburg et al.1515 Swansburg R, Hai T, MacMaster FP, Lemay JF. Impact of COVID-19 on lifestyle habits and mental health symptoms in children with attention-deficit/hyperactivity disorder in Canada. Paediatr Child Health. 2021 May; 26 (5): e199-e207. 2021 (Canadá) |
Observacional (transversal) 587 crianças (412M; 166F; 9 outros), com média de idade de 10,14 anos. |
587 cuidadores |
1) Demografia familiar; 2) saúde mental; 3) qualidade de vida; 4) hábitos de estilo de vida. |
PHQ-9, GAD-7 e SNAP-IV. |
O PHQ-9 demonstrou que 17,4% das crianças tinham sintomas de depressão moderadamente grave a grave, enquanto o GAD-7 indicou que 14,1% apresentaram sintomas de ansiedade graves. No SNAP-IV, 73,7% dos infantis tiveram pontos de corte para desatenção, 66,8% para hiperatividade / impulsividade e 38,6% para transtorno desafiador opositivo. Os cuidadores relataram mudanças nos comportamentos de sono (77,5%), alimentação (58,9%), exercício (83,7%) e uso de tela (92,9%). |
1) Natureza auto seletiva do recrutamento, 2) a maioria das respostas da pesquisa foram das províncias de Alberta e Ontário; 3) a perspectiva da criança não foi capturada. |
Tessarollo et al.1616 Tessarollo V, Scarpellini F, Costantino I, Cartabia M, Canevini MP, Bonati M. Distance Learning in Children with and without ADHD: A Case-control Study during th COVID-19 Pandemic. J Attenn Disord. 2022 Apr; 26 (6): 902-14. 2021 (Itália) |
Observacional (caso-controle) 276 crianças e adolescentes (240M; 36F). 92 pacientes com TDAH e 184 controles sem TDAH. Idades entre 6 e 15 anos |
276 mães |
1) Dados sociodemográficos; 2) organização do EAD; 3) atitude e mudança de comportamento da criança e 4) dificuldade das mães e opinião sobre EAD. |
DSM-5, K-SADS, CBCL, CPRS-R, CTRS-R e CGI-S |
O tempo de atenção foi mais limitado em crianças com TDAH. Durante a exposição ao ensino online, cerca de metade dos alunos de ambos os grupos apresentou inquietação motora, com consequente interferência na aprendizagem. Observou-se inquietação e ansiedade em intensidade maiores no grupo TDAH. Agressividade, distúrbios do sono e humor foram igualmente relatados para casos e controles. |
1) Os dados foram reportados pelas mães e não diretamente pelas crianças; 2) a relação entre mudanças comportamentais das crianças com TDAH e seus status medicamentoso não foi avaliada; 3) pequeno tamanho da amostra; 4) uso de questionário não padronizado. |
Werling et al.1717 Werling AM, Walitza S, Drechsler R. Impact of the COVID-19 lockdown on screen media use in patients referred for ADHD to child and adolescent psychiatry: an introduction to problematic use of the internet in ADHD and results of a survey. J Neural Transm (Vienna). 2021 Jul; 128 (7): 1033-43. 2021 (Suíça) |
Observacional (coorte prospectivo) 126 crianças e adolescentes (94M; 32F), com idades entre 10 e 18 anos. |
126 pais / mães |
1) Impacto no uso de mídias na vida cotidiana; 2) preocupação dos pais sobre comportamentos problemáticos e 3) quantidade de tempo gasto em atividades digitais. |
PUI-SQ |
46,8% dos pais relataram nenhuma mudança do TDAH, 33,3% melhoram e 19,8% pioram. 57,14% pacientes foram classificados como moderadamente, bastante ou muito irritáveis, tendo tempo total de mídia estimado mais elevado do que aqueles que foram classificados como levemente/não irritáveis. Além disso, 46,82% das crianças e adolescentes com baixa ou muito baixa capacidade de focar/concentrar tiveram eTMT mais alto do que pacientes com concentração moderada ou boa (53,17%). |
1) Classificações de mudança foram baseadas em avaliações retrospectivas dos pais; 2) não foram coletados dados objetivos sobre status socioeconômico e contexto cultural; 3) categorias diagnósticas foram autoavaliadas. |
Bobo et al.1818 Bobo E, Fongaro E, Lin L, Gétin C, Gamon L, Picot MC, et al. Mental Health of Children With Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and Their Parents During the COVID-19 Lockdown: A National Cross-Sectional Study. Front Psychiatry. 2022 Jun; 13: 902245. 2022 (França) |
Observacional (transversal) 435 crianças, (377M; 58F) com média de idade de 10,5 anos. |
533 pais / mães |
1) Dificuldades da criança com TDAH nas dimensões emocional, conduta e hiperatividade; 2) sintomas depressivos dos pais; 3) estratégias utilizadas pelos pais para enfrentar a pandemia. |
Questionários SDQ, PHQ-2 e BRIEF COPE |
Das crianças, 56,5% apresentaram escores de hiperatividade, 57,6% de comportamento acima do ponto de corte clínico e 32,3% escore emocional patológico. 55% dos infantis estavam preocupados com a pandemia e 52% estavam apreensivos com a saúde de seus entes queridos. Quanto aos pais, 54,6% relataram problemas de sono e 50,1% de irritabilidade nos filhos. |
1) Estudo não avaliou como os comportamentos das crianças com TDAH mudaram em relação ao da população geral; 2) a amostra não foi representativa; 3) o aumento do tempo familiar durante o lockdown pode ter alterado a percepção dos pais sobre a criança; 4) o estudo ocorreu no estágio inicial do primeiro lockdown. |
Sasaki et al.1919 Sasaki Y, Sasaki S, Sunakawa H, Toguchi Y, Tanese S, Saito K, et al. Evaluating the daily life of child and adolescent psychiatric outpatients during temporary school closure over COVID-19 pandemic: a single-center case-control study in Japan. Global Health Med. 2022 Jun; 4 (3): 159-65. 2022 (Japão) |
Observacional (caso-controle) 184 crianças e adolescentes, que visitaram o local do estudo em períodos diferentes, sendo 92 do grupo pesquisado (março a maio de 2020) e 92 do grupo controle (abril de 2017 a março de 2020). Os dois grupos foram comparados em cada categoria de idade: pacientes do ensino fundamental com idades entre 6 e 12 anos e do ensino médio entre 12 e 15 anos. |
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-1) Funções da vida cotidiana e limitações ao longo do dia; 2) comportamento da criança; 3) sintomas de TDAH; 4) critérios diagnósticos de TDAH; 5) escala de depressão e 6) sintomas de distúrbios de ansiedade. |
QCD, TABS, ADHD-RS, ODBI, DSRS e SCAS |
Em alunos do ensino fundamental, não houve diferenças significativas nas pontuações TABS, ADHD-RS, ODBI, DSRS e SCAS entre os dois grupos. Em estudantes do ensino médio, não houve diferenças significativas nas pontuações TABS, ODBI, DSRS e SCAS entre os dois grupos. As pontuações “ADHD-RS” indicando sintomas de TDAH foram 16,78 ± 12,69, no grupo caso, e 11,80 ± 10,40, no controle. Em alunos do ensino fundamental, os escores do QCD indicando funcionalidade ou deficiência durante o horário escolar foram 3,31 ± 2,52, no grupo caso, e 4,52 ± 2,33, no controle. Para o ensino médio, não houve diferenças significativas nos escores do QCD entre os dois grupos. |
1) Pode ser identificado viés de aferição e viés de seleção; 2) pequeno tamanho amostral no grupo de casos; 3) estudo realizado em um único distrito. |
Sciberras et al.88 Sciberras E, Patel P, Stokes MA, Coghill D, Middeldorp CM, Bellgrove MA, et al. Physical Health, Media Use, and Mental Health in Children and Adolescents With ADHD During the COVID-19 Pandemic in Australia. J Atten Disord. 2022 Feb; 26 (4): 549-62. 2022 (Austrália) |
Observacional (longitudinal) 213 crianças e adolescentes, (162M; 51F) |
213 pais / mães |
1) Mudanças de vida devido às restrições do COVID-19; 2) barreiras no cuidado de saúde; 3) estresse e preocupação da criança. |
Questionários CRISIS e questões abertas |
54% dos pais relataram que a qualidade das relações familiares e sociais pioraram. 63,84% relataram mudanças positivas na vida dos filhos: mais tempo com a família, capacidade de aprender em casa sem distrações, os pais sendo capazes de ajudar na aprendizagem. Em contrapartida, também foi relatado humor triste/deprimido/infeliz aumentado, prazer reduzido nas atividades habituais e aumento da solidão. |
1) Estudo empregou relatos retrospectivos dos pais; 2) ausência de um grupo de controle; 3) estudo on-line com baixa confiança no diagnóstico de TDAH e nas condições de comorbidades; 4) sem dados disponíveis sobre o estresse e as preocupações da COVID-19 dos pais. |