Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da vigilância do óbito infantil: estudo de caso

Resumo

Objetivos:

avaliar a implantação da vigilância do óbito infantil no Recife/PE.

Métodos:

realizou-se pesquisa avaliativa do tipo análise de implantação da vigilância do óbito infantil. Estudo de caso único que relacionou o grau de implantação aos indicadores de resultados da estratégia. Foi elaborado um modelo lógico da intervenção e uma matriz de indicadores e julgamento por componente do modelo. O grau de implantação foi obtido a partir de indicadores de estrutura e processo e, posteriormente, relacionado aos de resultado, em uma abordagem dedutiva baseada na teoria da intervenção.

Resultados:

a abordagem estrutura apresentou resultados superiores ao processo em todos os componentes. A vigilância do óbito infantil foi considerada parcialmente implantada (75,7%), entretanto, os componentes 'identificação dos óbitos' (85,7%), 'investigação epidemiológica' (88,1%) e 'encaminhamento das propostas de promoção e atenção à saúde e correção das estatísticas oficiais' (95,8%) foram julgados implantados. Quanto à relação do grau de implantação da intervenção e seus resultados com o modelo lógico, apenas um dos 17 indicadores foi considerado inconsistente.

Conclusões:

a vigilância do óbito infantil foi classificada como parcialmente implantada. O modelo desta estratégia e a sua avaliação mostraram-se adequados ao assinalar a consistência das inter-relações entre as atividades propostas e os efeitos esperados, passíveis de reprodutibilidade em outros cenários.

Palavras-chave
Mortalidade infantil; Vigilância epidemiológica; Avaliação em saúde

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br