Acessibilidade / Reportar erro

Perfil de gestantes infectadas e crianças expostas ao HIV atendidas em serviço especializado do sul do Brasil

Resumo

Objetivos:

caracterizar o perfil social e clínico de gestantes infectadas pelo HIV, os fatores associados à prevenção da transmissão vertical, e analisar a qualidade das informações disponíveis nas fichas de notificação do SINAN e prontuários clínicos de gestantes infectadas e crianças expostas ao HIV em um serviço especializado, em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul.

Métodos:

estudo documental retrospectivo realizado em prontuários de 110 mães com HIV e seus filhos nascidos no período entre junho/2014 a março/2017. Para análise foram considerados a frequência absoluta dos dados e o percentual.

Resultados:

a caracterização das mulheres infectadas representa o cenário brasileiro, com adultas jovens, escolaridade baixa e ocorrência de situação de emprego não remunerado. A maioria das mães realizou o tratamento durante a gestação e o acompanhamento pré-natal com intenção de aplicar as medidas profiláticas recomendadas pelos protocolos nacionais. Identificou-se maior ocorrência de incompletude dos dados nos fatores de prevenção da transmissão vertical.

Conclusões:

identifica-se o comprometimento da qualidade da assistência direcionada a população, exposta em grande parte a condições sociais desfavoráveis. A ocorrência de incompletude dos dados mostra que ainda não há uma cultura, entre os profissionais de saúde, que assegure o preenchimento adequado das informações e favoreça a transferência destes entre os serviços.

Palavras-chave:
HIV; Transmissão vertical de doença infecciosa; Sistemas de informação em saúde; Brasil

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br