Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento infantil como elemento intermediário nas políticas públicas de alimentação e nutrição

Resumo

Objetivos:

realizar uma reflexão acerca da relação da alimentação e nutrição com o desenvolvimento infantil.

Métodos:

levantamento bibliográfico das políticas públicas de alimentação e nutrição Brasileiras, seguido da análise descritiva-reflexiva acerca de suas nuances frente ao desenvolvimento infantil.

Resultados:

as políticas de alimentação e nutrição, apesar de não trazerem o tema como eixo central de suas ações, o contemplam como um elemento intermediário ao tratar da promoção da alimentação adequada e saudável para a população brasileira e do controle e prevenção de carências nutricionais, por meio de ações de educação alimentar e nutricional, de programas nacionais de suplementação, dirigidas ao público materno-infantil e da fortificação mandatória de alimentos.

Conclusões:

apesar do destaque a programas de alimentação e nutrição, imperativo chamar atenção para a sua necessária integração com as demais áreas ligadas ao desenvolvimento infantil para que o mesmo seja promovido em sua totalidade.

Palavras-chave:
Desenvolvimento infantil; Criança; Política nutricional

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br