Acessibilidade / Reportar erro

A Interiorização da COVID-19 nos municípios do Estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil

Resumo

Objetivos:

analisar como se deu a disseminação da COVID-19 nos municípios do estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil.

Métodos:

estudo descritivo, exploratório, de natureza quantitativa cujas unidades de análises foram os 184 municípios e o Arquipélago de Fernando de Noronha constituintes do estado do Pernambuco. Realizadas técnicas de geoprocessamento a partir da ferramenta QGis 3.14.16 e apresentadas em figuras.

Resultados:

o primeiro município de Pernambuco a registrar um caso da COVID-19 foi Recife e, em 129 dias, já havia casos confirmados da doença em todos os municípios do estado e Arquipélago de Fernando de Noronha. Apenas 117 municípios informaram o sexo do paciente nos informes públicos do primeiro caso. A incompletude foi ainda maior a respeito da idade, apenas 88 municípios.

Conclusões:

verificou-se rápida disseminação da COVID-19 no estado de Pernambuco, evidenciando incapacidade das Vigilâncias em Saúde no controle da transmissão, em especial nos municípios de pequeno porte.

Palavras-chave:
Betacoronavírus; COVID-19; Monitoramento epidemiológico; Disseminação de Informação; Planejamento em saúde

Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br