Acessibilidade / Reportar erro

Dor na coluna torácica e fatores associados em fumicultores

Resumo

Introdução:

dor na coluna torácica diz respeito a traumas cumulativos envolvendo má postura, movimentos repetitivos e longos períodos na mesma posição.

Objetivo:

avaliar a prevalência de dor na coluna torácica e fatores associados em fumicultores no sul do Brasil.

Métodos:

estudo transversal cuja associação entre o desfecho e os fatores sociodemográficos e comportamentais, atividades laborais, cargas de trabalho e comorbidades foram examinadas pelo teste de Wald para heterogeneidade e tendência linear. A análise multivariável foi realizada utilizando modelo hierárquico e regressão de Poisson com variância robusta.

Resultados:

o estudo envolveu 2.469 indivíduos de ambos os sexos. A prevalência de dor na coluna torácica foi de 21,2%. Limpar equipamento para aplicação de agrotóxico, número de episódios de Doença da Folha Verde, sintomas respiratórios e transtornos psiquiátricos menores foram positivamente associados ao desfecho em ambos os sexos. Tabagismo e intoxicação por agrotóxicos foram associados ao desfecho entre as mulheres, enquanto escolaridade e passar varas com folhas de tabaco foram associados aos homens.

Conclusões:

reestruturação ergonômica, redução das cargas de trabalho, trocas de posição durante o turno de trabalho e mecanização do processo de trabalho são estratégias importantes para reduzir a exposição à nicotina, agrotóxicos e carga de trabalho ergonômica.

Palavras-chave:
saúde do trabalhador; coluna vertebral; fumo; transtornos traumáticos cumulativos; agricultores

Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho - FUNDACENTRO Rua Capote Valente, 710 , 05409 002 São Paulo/SP Brasil, Tel: (55 11) 3066-6076 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbso@fundacentro.gov.br