Acessibilidade / Reportar erro

Influência do ambiente familiar, percepção parental e nível econômico no vocabulário receptivo de crianças

RESUMO

Objetivo:

verificar a influência do ambiente familiar, percepção parental e condições socioeconômicas no vocabulário receptivo de escolares do ensino fundamental.

Métodos:

trata-se de estudo observacional transversal analítico. Os escolares, selecionados por amostragem proporcional estratificada, realizaram o Teste de Vocabulário Receptivo. Os responsáveis responderam à anamnese e ao Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Inicialmente, realizou-se análise bivariada pelo teste Qui-quadrado, considerando p<0,20. Na análise multivariada de regressão logística binária, considerou-se o valor p<0,05 e a qualidade do modelo foi avaliada pelo método Hosmer-Lemeshow.

Resultados:

dos 263 escolares, 131 são do sexo masculino, 142 do terceiro ano, possuem idade média de 7,6 anos (±0,57) e 111 apresentam vocabulário receptivo rebaixado. Na análise bivariada, observou-se relação entre percepção parental acerca do aprendizado da leitura, da escrita, repetência escolar e o desfecho (p<0,05). Também foram para análise multivariada as variáveis recursos do ambiente e estabilidade da vida familiar (p<0,20).

Conclusão:

a percepção parental de dificuldade de leitura e de escrita e a falta de estabilidade familiar foram fatores associados ao pior vocabulário receptivo.

Descritores:
Vocabulário; Criança; Ambiente Domiciliar; Instituições Acadêmicas

ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial Rua Uruguaiana, 516, Cep 13026-001 Campinas SP Brasil, Tel.: +55 19 3254-0342 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistacefac@cefac.br