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Análise do nível de evidenciação da missão de empresas brasileiras de grande porte* * Artigo apresentado XIII Congresso ANPCONT, São Paulo, SP, Brasil, junho de 2019. , ** ** Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) pelo apoio financeiro na realização desta pesquisa.

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi verificar o nível de evidenciação do construto sobrevivência, crescimento e lucratividade (SCL) na missão organizacional de empresas brasileiras e no discurso coletivo de diferentes setores econômicos, classificados de acordo com o Anuário Maiores & Melhores da Revista Exame. O estudo procura preencher a lacuna no campo ao estudar a evidenciação do construto SCL na missão de empresas brasileiras de grande porte. Considerando a missão como a gênese do planejamento estratégico, a análise da evidenciação do construto SCL permite discutir a relevância da contribuição da missão para elaboração, implementação e acompanhamento desse. O benefício da missão alinhada ao planejamento estratégico está na adequada comunicação aos stakeholders quanto aos propósitos de SCL no longo prazo, partindo do pressuposto de que a comunicação compreensiva e objetiva permite minimizar riscos de insucessos durante o processo de gestão. Utilizou-se do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para desenvolver uma métrica de qualificação dos elementos constitutivos das missões organizacionais, o que possibilitou identificar se as empresas brasileiras, agrupadas em diferentes setores econômicos, estão suavizando, dissimulando ou omitindo o construto formado pelos componentes SCL nas declarações das missões. Este estudo investiga a presença ou não dos componentes SCL no discurso coletivo de missões organizacionais de 220 grandes empresas brasileiras. A maioria das empresas analisadas na amostra não inclui SCL em suas missões e, aquelas que o fazem, discursam com imprecisão discursiva, sem muita clareza na evidenciação dos componentes. Para a academia, esse achado contribui para a compreensão dos componentes constituintes da missão das empresas brasileiras de grande porte. Para as organizações, os achados indicam a necessidade de reflexão sobre o conteúdo a ser utilizado na formulação de suas missões.

Palavras-chave
missão; lucratividade; dissimulação; discurso do sujeito coletivo

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