Acessibilidade / Reportar erro

Cloud Services e o padrão PREMIS rumos para a preservação digital

RESUMO

Introdução:

A preservação digital tem sido uma das preocupações de diversas áreas do conhecimento, em espe cial da Ciência da Informação que, por meio da adoção e do uso efetivo dos metadados e dos padrõ es de metadados disponíveis oferece respaldo para o tratamento de recursos em ambientes digitais.

Objetivo:

O objetivo dessa pesquisa consiste no estudo do padrão de meta dados PREMIS e sua relação com os Cloud Services.

Metodologia:

A Revisão Sistemática da Literatura foi o método que possibilitou a construção de um referencial teórico consolidado da relação do padrão de metadados PREMIS para a preservação digital em Cloud Services .

Resultados:

Como resultados, são apresentadas as discu ssões, as ações e as iniciativas encontradas na literatu ra científica internacional que versam sobre o uso de padrões de metadados em Cloud Service , bem como os casos que abordam o PREMIS, na perspectiva dos Cloud Services; além disso, o estudo da relação das unidades semânticas do Dicionário de Dados PREMIS em Cloud Services.

Conclusão:

Conclui-se que, diante do cenário tecnológico vigente, caracterizado pela heterogeneidade de recursos informacionais, o Dicionário de Dados PRE MIS com suas unidades semânti cas apres enta importância capital para o estabelecimento da preserv ação digital em Cloud Services.

PALAVRAS-CHAVE:
Preservação digital; Cloud services; Metadados; Padrões de metadados; PREMIS

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br