Acessibilidade / Reportar erro

Livro, documento e intencionalidades: visualização temática em periódicos brasileiros em Ciência da Informação

RESUMO

Introdução:

A presente pesquisa revisita a tese de Eduardo Murguia de que os livros e, em sentido mais amplo, os documentos são objetos simbólicos para além da informação registrada e se norteia a partir do argumento de Rodrigo Rabello de que tais objetos carregam consigo intencionalidades atribuídas em contextos e dimensões de institucionalidade e de materialidade.

Objetivo:

Explorar estudos sobre a atribuição de intencionalidade aos objetos como subsídio para demonstrar aspectos da multidimensionalidade da materialidade do livro e do documento.

Metodologia:

O referencial teórico conta com contribuições de autores que versam sobre a intencionalidade atribuída aos objetos no âmbito de saberes historiográficos, documentalistas e fenomenológicos, servindo de base para trazer luz ao mapeamento de estudos brasileiros contidos na Base de Dados de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). Os dados coletados foram explicitados mediante a ferramenta de visualização Voyant Tools, desenvolvida no âmbito das humanidades digitais.

Resultados:

Foi possível observar que os textos mapeados tratam o livro e o documento como objetos simbólicos, com valores culturais, sociais, de memória, entre outros.

Conclusão:

As diferentes noções de intencionalidade identificadas auxiliam a visualizar as atribuições de valores por sujeitos em contexto social e institucional, algo que auxilia a observar as dimensões de materialidade dos objetos.

PALAVRAS-CHAVE:
Livro; Documento; Intencionalidade; Materialidade; Voyant Tools

Universidade Estadual de Campinas Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - 1º andar Biblioteca Central César Lattes - Cidade Universitária Zeferino Vaz - CEP: 13083-859 , Tel: +55 19 3521-6729 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: rdbci@unicamp.br