Acessibilidade / Reportar erro

Dor e estresse percebido em mulheres no pós-parto vaginal

RESUMO

JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS:

O acompanhamento pré-natal pelo enfermeiro qualifica a assistência, momento em que esclarecem dúvidas da mulher, avalia dor, estresse, orienta sobre métodos de relaxamento durante o trabalho de parto, dentre outros aspectos. Assim, o objetivo deste estudo foi mensurar a dor referida e o estresse percebido por mulheres no pós-parto vaginal.

MÉTODOS:

Estudo descritivo, analítico, observacional, transversal, realizado em uma Unidade Obstétrica hospitalar, com 40 puérperas, com utilização do Questionário McGill de Dor, forma reduzida e a Escala de Estresse Percebido.

RESULTADOS:

Trinta e cinco por cento das entrevistadas, que tinham idade média de 25 anos, eram secundíparas e tiveram gestações a termo e apresentaram dor leve; 27,5% dor intensa e 22,5% dor moderada. O índice de estimativa de dor "Sensorial" teve média de 6,60. As questões 3 (esteve nervoso ou estressado), 6 (achou que não conseguiria lidar com todas as coisas que tinha por fazer) e 9 (esteve bravo por causa de coisas que estiveram fora de seu controle), apresentaram as maiores médias.

CONCLUSÃO:

As puérperas referem dor e vivenciam o estresse no pós-parto vaginal, daí a importância de avaliá-los e de preparar a mulher para o enfrentamento da dor e do estresse neste período.

Descritores:
Dor; Enfermagem; Estresse; Parto normal; Puerpério

Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 937 cj 2, 04014-012 São Paulo SP Brasil, Tel.: (55 11) 5904 3959, Fax: (55 11) 5904 2881 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: dor@dor.org.br