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EFEITOS DO DOMÍNIO DE APRENDIZAGEM, COM BASE NA TAXONOMIA DE BLOOM, SOBRE A CAPACIDADE DE ABSORÇÃO INDIVIDUAL1

EFFECTS OF THE LEARNING DOMAIN BASED ON BLOOM'S TAXONOMY ON INDIVIDUAL ABSORPTIVE CAPACITY

EFECTOS DEL DOMINIO DE APRENDIZAJE BASADO EN LA TAXONOMÍA DE BLOOM SOBRE LA CAPACIDAD DE ABSORCIÓN INDIVIDUAL

RESUMO

Este estudo teve por objetivo mensurar os efeitos do domínio de aprendizagem, com base na taxonomia de Bloom, sobre a capacidade de absorção individual. Optou-se por pesquisar a capacidade de absorção no nível individual pois, conforme identificado nas bases teóricas, grande parte das abordagens concentra-se no âmbito organizacional. Além disso, observou-se que esses estudos envolvem apenas o domínio cognitivo do conhecimento. A metodologia foi quantitativa, em que o questionário foi aplicado em uma amostra de 128 empregados da empresa selecionada, no ramo de materiais de construção, em nove filiais localizadas em municípios do oeste do estado do Paraná. A hipótese teve por finalidade testar se o domínio de aprendizagem provocava efeitos na capacidade de absorção individual. Os resultados demonstraram que os três domínios - cognitivo, afetivo e psicomotor - de forma conjunta, resultando na variável de terceira ordem denominada “domínio de aprendizagem”, explicaram 38,8% da capacidade de absorção individual, confirmando-se a hipótese estatística deste estudo. Considera-se que esta pesquisa poderá trazer novas perspectivas, ao se incluir o domínio de aprendizagem com as dimensões afetiva e psicomotora, em estudos da capacidade de absorção aplicados na área de Administração, nos âmbitos individual, grupal e organizacional.

Palavras-chave:
Domínio de Aprendizagem; Taxonomia de Bloom; Capacidade de Absorção; Equações Estruturais

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