Acessibilidade / Reportar erro

ESTÉTICA ORGANIZACIONAL E EDUCAÇÃO VIRTUAL: UMA PERSPECTIVA SEMIÓTICA1;2

ORGANIZATIONAL AESTHETICS AND VIRTUAL EDUCATION: A SEMIOTIC PERSPECTIVE

ESTÉTICA ORGANIZACIONAL Y EDUCACIÓN VIRTUAL: UNA PERSPECTIVA SEMIÓTICA

RESUMO

Este trabalho de pesquisa se propõe a indagar sobre a estética nas organizações, a partir de uma perspectiva semiótica, e a identificar quais são as percepções que as pessoas têm sobre nove dimensões das organizações em que atuam. Para isso, foi selecionada uma amostra de 60 pessoas, entre as quais 75% trabalham como docentes na modalidade virtual na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Os resultados permitem concluir que as valorações, tais como: os aspectos culturais, os efeitos pragmáticos das ações e os propósitos das organizações se percebem como mais importantes que os processos - planos, ações e avaliações; e os fundamentos - princípios, táticas e estratégias. A principal conclusão que se infere desta pesquisa é que os docentes valoram um clima organizacional sem estresse, a fim de favorecer a criatividade e a inovação. Entendem que uma cultura em que prevaleça a ética e a transparência contribui para que a organização tenha reconhecimento público, ou seja, tenha uma boa imagem.

Palavras-chave:
Análises Organizacional; Educação Virtual; Semiótica; Estética Organizacional; Ética

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br