Acessibilidade / Reportar erro

COPRODUÇÃO E INOVAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS: O CASO DO PROJETO AUDITORIA CIDADÃ

RESUMO

Objetivo:

Este artigo analisa o Projeto Auditoria Cidadã (PAC), sob a luz da teoria da inovação no setor público, com o fim de identificar desafios para a introdução da coprodução no processo de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina.

Desenho/metodologia/abordagem:

O estudo constou de uma pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados por meio de pesquisa documental e entrevistas com 21 atores-chave do controle público ou aqueles que interagiram com o PAC nas operações examinadas. Utilizamos a análise de conteúdo para examinar os dados coletados.

Resultados:

O artigo analisa os principais desafios inerentes à coprodução, nas atividades de avaliação de serviços públicos pela auditoria interna. Os resultados demonstram um alinhamento entre os desafios identificados e a base teórica da inovação no setor público. Os principais desafios identificados foram barreiras relacionadas às disfunções da Burocracia, receptividade dos agentes políticos e profissionais da auditoria para receber e levar em consideração propostas da sociedade, tempo e recursos necessários, estilo de liderança, falta de motivação dos cidadãos e modelo de avaliação.

Originalidade/valor/implicações teóricas e práticas:

O artigo contribui para a literatura no campo da auditoria pública, da inovação no setor público e da coprodução, ao conduzir um estudo original que identifica desafios relacionados à implementação da coprodução no processo de auditoria e analisá-los sob a lente teórica da inovação no setor público. As evidências geradas contribuem para preencher lacunas identificadas na literatura relacionadas a pesquisas empíricas com foco na convergência desses três temas. Com relação às implicações práticas, o artigo traz elementos para a consolidação do PAC e sua replicação por governos interessados em implementar inovações por meio de processos de auditoria participativa.

Palavras-chave:
coprodução; inovação; auditoria interna; auditoria participativa; avaliação de serviços públicos

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br