Acessibilidade / Reportar erro

ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS ATIVOS INTANGÍVEIS NO DESEMPENHO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

RESUMO

Objetivo

- O presente estudo visa analisar a relação entre os ativos intangíveis e o desempenho econômico das companhias abertas brasileiras.

Desenho/metodologia/abordagem

- Foi calculado o Grau de Intangibilidade (DI) para segregar as empresas em dois grupos: intangível-intensivas e tangível-intensivas em uma amostra de empresas listadas brasileiras de 2012 a 2016. Foi aplicado o Teste de Mann-Whitney para verificar se existem diferenças estatisticamente significativas entre esses dois grupos de empresas, considerando Margem Operacional, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Retorno sobre o Ativo, Valor de Mercado Adicionado e Lucro por Ação.

Resultados

- Os resultados mostram que as empresas intensivas em intangíveis apresentam melhor desempenho econômico na maior parte dos indicadores e anos analisados. Além disso, não foram encontrados resultados significativos para a variável Lucro por Ação, embora os valores médios da soma dos ranks das empresas intangíveis-intensivas sejam superiores às das tangíveis-intensivas na maior parte dos anos.

Implicações práticas

- Os resultados visam contribuir para as discussões sobre a importância dos recursos intangíveis como determinantes de vantagens competitivas e desempenho econômico, aumentando assim o valor de mercado das empresas. Nesse sentido, os investimentos em recursos intangíveis podem ser aplicados na adoção de iniciativas em mercados e na definição de posições estratégicas nas empresas. Por fim, o presente estudo também contribui para o mercado de capitais, uma vez que a relação entre ativos intangíveis e desempenho econômico pode ser útil para detectar oportunidades de investimento.

Originalidade/valor

- Estudos anteriores analisaram a relação entre ativos intangíveis e desempenho econômico com outros períodos e outros tipos de empresas. No presente estudo, também foram consideradas diferentes proxies para desempenho econômico como Margem Operacional, Retorno sobre o Patrimônio Líquido, Retorno sobre o Ativo, Valor de Mercado Adicionado e Lucro por Ação.

Palavras-chave:
ativos intangíveis; desempenho; Teoria Baseada em Recursos

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br