Acessibilidade / Reportar erro

GESTÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR: EVIDÊNCIAS DE ASSENTAMENTOS

RESUMO

Proposta

Este artigo aborda o gerenciamento na agricultura familiar e investiga se os valores no gerenciamento funcional são adequados para avaliar suas práticas. O estudo tem como objetivo analisar como os agricultores familiares conduzem seu processo de manejo com base em valores que orientam suas ações no manejo agrícola.

Design/metodologia/abordagem

Esta pesquisa qualitativa seguiu um roteiro semiestruturado com 124 agricultores do Estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem interpretativa, que auxiliou na operacionalização dessas análises qualitativas.

Resultados

Os resultados evidenciaram que os fatores climáticos influenciaram as decisões sobre o tipo de cultura a crescer e o período de cultivo. As rendas relacionadas à comercialização dos produtos não são suficientes para sustentar as famílias, mas contribuem para sua segurança alimentar.

Originalidade

Os tipos de gerenciamento e produção são guiados por valores tradicionais. A perspectiva dos agricultores é garantir a sobrevivência da família e a manutenção da fazenda. Os agricultores não entendem que a agricultura familiar se assemelha a negócio como a agricultura empregadora e usam formas híbridas de gerenciamento entre as perspectivas funcionalista e emancipatória.

Palavras chave:
agricultura familiar; valores tradicionais; gestão social

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br