RESUMO
Objetivo
O objetivo foi compreender os elementos presentes nos arranjos do cooperativos do agronegócio que facilitam e dificultam a cooperação dos sócios.
Design/metodologia/abordagem
Foi realizada uma pesquisa descritiva com 50 questionários aplicados aos produtores rurais associados às cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Resultados
Produtores ampliam cada vez mais seu papel na viabilização das atividades produtivas por meio da cooperação promovida pelas organizações cooperativas. Destaca-se o acesso à informação qualificada, aos canais de comercialização da produção, à assistência técnica e, especialmente, a criação de um ambiente propício para a troca de conhecimento entre os sócios. No que se refere à cooperação, ficou evidenciada a confiança nas relações entre os cooperados e a organização cooperativa, bem como a fidelidade do quadro social que sustenta o sistema que pode ser fragilizado pelas ações oportunísticas e afetar a perenidade e o cumprimento dos objetivos das cooperativas no longo do tempo. O relacionamento cooperativo face à competição é uma boa alternativa para promover o alcance de objetivos dos produtores que seriam desafiadores ou impossíveis isoladamente.
Originalidade
A cooperação, promovida pelas organizações cooperativas amplia o entendimento de que cooperação com ênfase na união ou complementação de recursos e capacidades, ocupa papel central na competitividade e inserção em mercados restritos. Isso ocorre especialmente quando investigados produtores do agronegócio de diferentes portes e padrões de continuidade em atividades cada vez mais pressionadas por performance econômico-financeira.
Palavras chave:
arranjos cooperativos; cooperativas; confiança; fidelidade