Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EM UMA GRANDE UNIVERSIDADE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

RESUMO

Objetivo:

avaliar a qualidade percebida pelos estudantes do curso de graduação presencial em Administração em uma universidade privada situada no município de São Paulo, com o uso de uma nova escala desenvolvida a partir das competências esperadas na formação dos futuros administradores.

Design/Metodologia/Abordagem:

um questionário de 46 itens foi desenvolvido e testado, com técnicas estatísticas multivariadas (análise fatorial exploratória e alfa de Cronbach). No total, 629 alunos participaram do estudo.

Resultados:

o estudo identificouquatro blocos de competências: gerenciais, resolução de problemas, proatividade, comunicação e criatividade e técnicas. Na avaliação global da qualidade dos serviços educacionais a instituição conseguiu 76,19%, o que indica que o curso de administração ministrado pela instituição pode ser considerado deboa qualidade. O trabalho entrega um instrumento e uma metodologia de avaliação que podem ser utilizados para a melhoria dos cursos de administração no País.

Originalidade:

o estudo é relevante ao avaliar a qualidade da educação superior a partir de uma nova escala baseada nas competências requeridas para o exercício da profissão de administrador definidas pela Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005.

Palavras-chave:
Educação superior; competências, análise fatorial exploratória

Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima nº 1000, Prédio 74C, Sala 4210 - Cidade Universitária - Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cep: 97105-900, Tel: +55 (55) 3220-9242 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rea@ufsm.br